O fim de semana deve ser de chuva em Goiás. Segundo o Climatempo, a frente fria que passou pelo Sudeste do Brasil fica no litoral da Bahia nos próximos dias e vai ajudar a manter áreas de instabilidade sobre Goiás e sobre parte de Minas Gerais. Na capital e na maioria das regiões do estado, o tempo fica instável, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. O site aponta que não deve chover forte no sul goiano.
Para o sábado (20/10), a previsão é de sol e chuva com raios à tarde no Sul de Goiás. Já nas demais áreas do Centro-Oeste, sol entre muitas nuvens e chuva. O domingo (21/10) será de sol e chuva com raios à tarde no Sudoeste do estado e muitas nuvens e chuva nas demais regiões.
Chuva em Goiás
Nesta sexta-feira (19/10) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um alerta laranja para Goiás, pois existe possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 Km/h. O INMET alerta ainda para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Instituto informa ainda que “em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”
Entre a manhã do dia 18 de 19 de outubro (quinta e sexta-feira), Goiás e Minas Gerais foram os estados que tiveram o maior volume de chuva no país. Na capital, a chuva veio acompanhada de vento forte e raios, o que resultou na queda de árvores, quedas de energia e tumulto no trânsito. Pela medição INMET, Goiânia já acumulou 161,4 mm em outubro, 4% acima da média.