Prestes a completar 85 anos, a história de Goiânia tem origem ainda lá atrás, no Setor Campinas. Talvez muitos jovens não saibam, mas o setor já foi considerado um município do estado. No entanto, quando surgiu a ideia de construir uma nova capital, a região acabou sendo integrada e perdeu a soberania de ser chamada de cidade. Mas nem por isso o Setor Campinas em Goiânia deixou de ser importante ou ficou menos relevante.
Pelo contrário, com seus 208 anos de existência, o setor é reconhecido atualmente como um dos mais importantes polos comerciais da cidade e muitos o consideram como “mãe de Goiânia”. À medida que o tempo foi passando a região se desenvolveu muito, abandonando suas características bucólicas. Prova disso é o trânsito da região, que passa a ser considerado como um dos mais intensos da cidade.
Um pouquinho de história sobre o Setor Campinas em Goiânia
Mineradores saíam da cidade de Pilar de Goiás e chegavam em Campinas com a intenção de garimparem ouro às margens do ribeirão Anicuns. Naquela época o local contava com praias de areias intensamente brancas.
No entanto, acabaram se frustrando, uma vez que ninguém conseguiu encontrar nada valioso por ali. Por outro lado, foi na mesma época que a região começou a ser povoada por estes mesmos garimpeiros que saíam de sua terra natal em busca de riqueza.
Campinas surgiu ainda nas primeiras décadas do século 19, especificamente, no ano de 1810. Chamada inicialmente de “Arraial de Campinas”, seu aniversário sempre é comemorado nos dias 8 de julho, que possivelmente representa a data em que desbravadores de Minas Gerais e de outras regiões de Goiás chegaram por ali.
No ano de 1853, o local alcançou a categoria de “freguesia”, quando passou a fazer parte da antiga Vila de Bonfim, conhecida atualmente como Silvânia.
Já em 1907, foi denominada “vila”, mantendo jurisdição sobre uma povoação que corresponde à cidade de Trindade nos dias de hoje. Finalmente, sete anos mais tarde foi elevada à categoria de “município brasileiro do estado de Goiás”.
Principais características do setor nos dias atuais
A partir da década de 1970, Goiânia passou a sofrer com o inchaço populacional, assim como outras capitais do país devido ao intenso êxodo rural. Campinas foi um dos bairros que mais sentiram o impacto, recebendo centenas de novos moradores.
Na mesma época, o local também passou por uma intensa transição de bairro residencial para comercial, processo que ganhou ainda mais força a partir dos anos 80.
Atualmente, por ali é possível encontrar intenso comércio especializado e popular, que se concentra principalmente ao longo da Avenida 24 de Outubro, da Avenida Anhanguera e ruas próximas.
Apenas para que você tenha ideia de sua importância econômica, a região é responsável por aproximadamente 74% da arrecadação de impostos da cidade.
Entre as principais atrações do Setor Campinas em Goiânia está o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mais conhecida como Basílica de Campinas. Durante as terças são realizadas novenas que recebem até 25 mil pessoas. É realmente uma região de peso para nossa querida capital!