Com o início das chuvas e o forte calor, a preocupação com a dengue e como evitar a doença, é de grande importância. Por isso, desde a última quarta-feira (17/10), equipes de agentes de saúde, endemias e pelos Bombeiros começaram a fazer vistorias em casas de Aparecida de Goiânia.
O movimento teve início na tarde de ontem em Aparecida de Goiânia, também vai percorrer todo o Estado de Goiás, com o intuito de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e orientar os moradores sobre a importância de prevenir a proliferação, em lugares em que exista chances de o mosquito se reproduzir.
O lançamento da campanha de prevenção e conscientização sobre os riscos da doença foi feito pelo Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela.
Com o período chuvoso, aumenta o número de casos da doença.
Após a solenidade de lançamento da ação, as equipes percorreram os imóveis do Setor Colina 1 e em bairros vizinhos.
Uma das residências vistoriadas pelas equipes foi a da dona de casa Dorvalina Maria da Trindade, de 74 anos. Na ocasião, Dorvalina estava acompanhada da cuidadora Fátima Florêncio dos Santos. Ela enfatizou que considera a ação muito importante pelo fato de as equipes conseguirem identificar e localizar, com mais precisão, os criatórios do mosquito Aedes aegypti.
Números de casos de dengue em 2018 é 25% maior do que no ano passado
No Estado de Goiás, o número de casos aumentou segundo a Secretaria de Saúde, comparado com o mesmo número registrado no ano passado. De acordo com os dados, em 2017 o número de registros em Goiás foi de 41.400, ou seja, de 47,08% menor do que o registrado em 2016.
Em 2018, até a primeira semana de outubro, foram registrados 52 mil casos da doença, o que equivale um aumento de 25% em comparação com o ano passado.
O aumento pode ser ocorrido devido ao aparecimento do tipo 2 da doença que, de acordo com as informações da Secretaria, tem tomado conta de todo o território goiano, desde o ano passado.