Está em busca de um passeio bacana para fazer com as crianças? Entre as melhores opções estão as visitas aos nossos parques, onde é possível encontrar pequenos playgrounds e muita área verde, sem contar que o espaço ainda é grande o suficiente para que façam a festa e corram por todos os lados. No entanto, a capital reserva um lugarzinho que é adorado tanto pela garotada quanto pelos adultos apaixonados por animais: o Zoológico de Goiânia.
Inaugurado em 1956, é de fácil acesso e se encontra ao lado do Parque Lago das Rosas, um dos mais antigos da cidade. Com mais de 500 animais vivendo por ali, conta atualmente com uma equipe de educação ambiental formada por funcionários e professores da Secretaria Municipal de Educação, que estão sempre preparados para receber alunos, principalmente do ensino fundamental.
O Zoológico de Goiânia é um dos destinos preferidos de professores da rede municipal de ensino, uma vez que levar seus alunos até o local é sinônimo de diversão, mas também de muito aprendizado e conscientização ambiental. As crianças sempre ficam encantadas e desfrutam da oportunidade de conhecerem não apenas animais diferentes, mas também vegetações. Assim, elas vão aprendendo a importância da preservação do meio ambiente e se preparam para cuidarem do futuro de nossa natureza.
Conhecendo a história do Zoológico de Goiânia
Saturnino Maciel de Carvalho é um nome conhecido para você? Ele foi encarregado e morador do Lago das Rosas, e também foi o grande responsável por fundar o Zoológico. Naquela altura o parque já era um conhecido ambiente de lazer para os goianienses, que tiravam o fim de semana para aproveitar a calmaria do local.
Foi somente após o professor e ornitólogo José Hidasi doar alguns animais, que o zoológico pôde ser aberto e finalmente caiu no gosto popular. Naquela mesma época também nasceu o Museu de Zoologia.
Muitos anos se passaram e o local já havia se transformado em um verdadeiro ponto de encontro entre amigos e famílias. Muitos iam até o ambiente para se desligarem daquele pesado clima urbano, em uma oportunidade de entrarem em contato com a natureza da forma mais intensa possível.
No entanto, os anos foram passando e a estrutura do lugar já não era mais adequada para suportar tantos animais. Em situação precária, diversas denúncias foram registradas e muitos animais começaram a morrer. Para resolver o problema o Zoológico de Goiânia precisou ser fechado em 2009. A intenção era realizar uma completa reforma estrutural, o que garantiria melhor qualidade de vida para seus moradores selvagens e também para o público visitante.
As portas foram reabertas em 2012 já com 512 animais presentes. Em dezembro de 2015 já eram 522, sendo 175 mamíferos, 212 aves e 135 répteis.
Dentre eles é possível encontrar espécies exóticas como a ararajuba, o macaco Syamang e até a temida Serpente Píton, que tem suas origens no sul do continente asiático. Funcionando a todo vapor, este é sem dúvida um excelente passeio para fazer com as crianças e também com a família e amigos. O lugar reserva diversas curiosidades e proporciona experiências incríveis!
Ficou curioso e está pensando em fazer uma visita? Então confira algumas informações importantes:
Funcionamento do Zoológico: terça a domingo, das 8h30 às 16h
Ingressos: R$ 5,00 (crianças com até 12 anos e idosos com 60 ou mais, pagam meia)
Telefone para maiores informações: (62) 3524-2390
Endereço: Alameda das Rosas – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-010