Pode preparar o bolso, porque a conta de energia vai ficar mais cara em Goiás a partir do dia 22 de outubro! A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (16/10) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que aprovou a revisão tarifária periódica da Enel Distribuição no Estado de Goiás.
Para aprovar a revisão tarifária a agencia levou em consideração diversos fatores, como questões hidrológicas, setoriais e a aquisição de energia, principalmente da usina de Itaipu, que tem o preço fixado no dólar.
Energia elétrica em Goiás será ajustada em 18%
O reajuste para os consumidores de baixa tensão subiu em média 15,31%, enquanto os clientes de média e alta tensão subiu em média 26,52%. De acordo com a ANEEL o efeito médio para o consumidor será de 18,54%
A Aneel faz o reajuste tarifário para a concessionária de energia do Estado de Goiás de cinco em cinco anos, com intuito de estabelecer o equilíbrio econômico e financeiro da concessão.
Em Goiás a Enel atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras nas 237 cidades do Estado, que terão suas contas de energia ajustadas a partir do dia 22 de outubro.
O aumento médio de 18,54% vem sendo discutido desde julho deste ano, quando a Agência aprovou a abertura de audiência pública para discutir a revisão tarifária para os consumidores do Estado de Goiás, afim de equiparar a Enel com outras concessionárias do país.
De acordo com a Enel, do percentual aprovado pela ANNEL e do valor arrecado com as contas de energias, mais de 2/3 dos custos não são de responsabilidade da empresa. E explicou que em uma conta onde o consumidor paga R$ 100 reais, deste valor apenas R$ 17,20 são destinados à Enel Distribuição para operação, expansão e manutenção da rede de energia. E para sustentar o volume de investimentos que a concessionária vem fazendo no Estado de Goiás.