Uma mulher de 27 anos, que não teve o nome divulgado, foi indiciada pela Polícia Civil (PC) por abandono de incapaz, por deixar os filhos sozinhos em casa e sair para beber com os amigos, na cidade de Formosa, no Entorno do Distrito Federal (DF). A Polícia Civil juntamente com o Conselho Tutelar da região investigavam as denúncias de abandono feitas pelos vizinhos da mulher.
A delegada responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Formosa, Fernanda Martins Lima, informou ao Portal Dia Online que chegou ao conhecimento do fato por meio de denúncia do Conselho Tutelar. Fernanda Lima também contou que no momento da abordagem, ao chegar na casa em que a mulher morava, os policiais encontraram as crianças sozinhas.
Abandono: mãe ficava até três dias fora e não deixava comida para as crianças
A delegada explicou à reportagem que “a mãe tinha o costume de sair e ficar dois até três dias fora e deixava as crianças sozinhas e sem comida. Quem acabava fazendo a comida para os irmãos era a irmã mais velha, e quando fazia”. Fernanda Lima comentou ainda que a mãe das crianças não foi presa e que os irmãos que têm entre 6 e 11 anos foram levados pelo Conselho Tutelar para o abrigo Casa Social, em Formosa.
O caso já foi encaminhado pela polícia para o poder judiciário na última quarta-feira (10/10) e está com a promotoria da região. A 1ª Promotoria do Ministério Público de Formosa (MP) confirmou que recebeu o processo e que o mesmo aguarda a análise dos autos para definir se irá oferecer denúncia contra a mãe, ou se irá pedir para que a Polícia Civil faça outras diligências para um aprofundamento maior sobre o caso. A mulher, se for condenada, pode pegar até três anos reclusa e perder a guarda dos filhos.