Um detento que cumpria pena por furto no Centro de Inserção Social Monsenhor Ilc, em Anápolis, foi encontrado morto dentro da cela na manhã desta segunda-feira (15/10). O preso teria sido estrangulado com uma toalha por outro detento com quem havia brigado dentro da cela na noite anterior.
De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), que se manifestou por meio de nota oficial, o preso assassinado é Richard Antonio de Araújo, de 27 anos. Ele cumpria pena enquadrado no artigo 155 do Código Penal, que é o crime de furto.
Segundo a direção da unidade, no início da manhã desta segunda-feira, após uma conferência nominal de rotina dos detentos, Richard não respondeu ao chamado.
Ao questionar os outros reeducandos da cela, eles retiraram a vítima do local já sem sinais de vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte do detento.
De acordo com o relato dos outros detentos, houve uma briga entre ele e o preso Rafael Gomes Ferreira, que cumpre pena pelo artigo 157 – roubo, logo após o horário de visitas.
Ainda de acordo com os relatos dos presos, Richard foi sufocado com uma toalha por volta das 23h, no último domingo (14/10). O suspeito do homicídio foi levado para a delegacia para as devidas providências.
Caso de detento morto dentro da cela no presídio de Anápolis é o segundo este mês
A morte do preso Richard Antonio, dentro do Centro de Inserção Social Monsenhor Ilc, em Anápolis, foi o segundo caso deste mês.
No dia 2 de outubro, um preso de 34 anos foi encontrado morto também dentro do presídio de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Leonardo Leandro Caetano não tinha sinais de violência aparentes pelo corpo. Uma sindicância vai apurar o caso.
O detento estava no Centro de Inserção Social Monsenhor Luiz e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária ainda não tem informações sobre o que causou a morte dele.
Ele estava preso desde julho deste ano pelos crimes de roubo e receptação.