A campanha de vacinação contra raiva animal em Goiânia segue até o dia 31 de outubro e continua disponível em sete Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). No dia “D” da campanha de vacinação antirrábica, ocorrido em 22 de setembro, foram imunizados 159.405 cães e gatos na capital. O objetivo da ação é proteger cerca de 160 mil animais, o que corresponde a 80% de uma população estimada em 200 mil pets.
Devem receber a vacina animais com mais de três meses de idade, além de apresentar boas condições de saúde. É importante que os bichinhos sejam conduzidos aos postos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo durante a vacinação, para evitar fugas e acidentes. Este ano, além das vacinas oferecidas nos postos, a SMS realiza ainda visitas domiciliares para alcançar um maior número de cães e gatos.
Postos de vacinação contra raiva animal
Confira abaixo os sete Distritos Sanitários da SMS, onde a vacina pode ser encontrada em Goiânia:
– Distrito Sanitário Campinas-Centro: Rua 67, Qd. 141 A., nº 221 – atrás da faculdade Estácio Central
– Distrito Sanitário Leste: Av. Cristóvão Colombo, Qd. 136, Lt. 08 – próximo à feira e ao lado da Escola Palmito Jd. Novo Mundo
– Distrito Sanitário Noroeste: Av. do povo, Qd. 181-a, Lt. área – em frente ao Lar de Idosos da Vila Mutirão Vila Mutirão
– Distrito Sanitário Norte: Rua Guajajaras, s/n – ao lado do Ciams Urias Magalhães Urias Magalhães
– Distrito Sanitário Oeste: Avenida Padre Monte, Qd. 27, Lt. 12 – na linha do ônibus Bairro Goiá
– Distrito Sanitário Sudoeste: Avenida Milão, Qd. 7, s/n Eldorado
– Distrito Sanitário Sul: Rua/Praça C-221 esquina com rua C-198, s/n – quase ao lado do Sesc Jardim América
Raiva animal
A raiva é uma doença viral que atinge animais e também humanos. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. A vacina é gratuita e considerada a forma mais eficaz de evitar que o vírus se espalhe. Se a pessoa for agredida por um animal, a SMS orienta para que a vítima procure imediatamente uma unidade de urgência 24 horas. Os profissionais de saúde vão avaliar o caso e orientar qual a melhor conduta em relação ao ferimento e ao animal.