No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Sergei Loznitsa debate no IMS o retrato que seus filmes fazem da Rússia

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 06/10/2018 às 07:10
Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Pela terceira vez no Brasil – duas para participar da Mostra -, Sergei Loznitsa termina por dar razão ao compositor Tom Jobim, que dizia que o País não era para amadores. “Precisaria ficar mais do que quatro ou cinco dias para tentar entender o Brasil. Sei que vocês estão no meio de uma crise, e a polarização é forte, mas o que salva o Brasil é que, apesar da violência cotidiana, vocês não têm participado de guerras recentes. A carnificina pode ser brutal. A Rússia até hoje carrega as cicatrizes da 2ª Guerra.”

Loznitsa terá neste sábado, 6, dois encontros com o público no IMS, na Av. Paulista. Às 3, após a exibição de Donbass, participará de debate com Kleber Mendonça Filho, curador de cinema do instituto e da retrospectiva do autor russo. Às 19h, ministrará sua segunda master class. A primeira, na sexta, 5, foi sobre documentário na ficção, e vice-versa, justamente a partir do paradigma que representa Donbass – veja o filme, mas prepare-se para imagens chocantes. Neste sábado, o tema será o som no cinema, no documentário na ficção.

Leia também

Caverna símbolo do Parque Terra Ronca será incorporada como patrimônio de Goiás

Caverna símbolo do Parque Terra Ronca será incorporada como patrimônio de Goiás

Arraial de Goiânia terá Guilherme & Santiago, Zé Felipe e mais

Arraial de Goiânia terá Guilherme & Santiago, Zé Felipe e mais

Loznitsa reside na Alemanha, em Berlim. “Não se pode viver num país (a Rússia) em que não existe Justiça e ela serve ao poder.” Fazer oposição a (Vladimir) Putin pode ser muito perigoso. Que o diga Kirill Serebrennikov. O cineasta de Leto/Verão, uma das atrações anunciadas da próxima Mostra, está confinado na Rússia. Loznitsa provavelmente teria o mesmo destino. Sua obra é crítica, incômoda. “Tenho esse gene de rebeldia. “No jardim de infância, liderei um movimento contra os professores, que não nos respeitavam, como crianças.”

Em ficções como Minha Felicidade e Na Neblina, ou em documentários como O Dia da Vitória e Donbass, Loznitsa mostra sempre uma Rússia violenta, em que os direitos são aviltados. Por que ocorre isso? “Também queria saber. Talvez tenha a ver com nossas origens. Desde os czares, a corte era iluminista, mas os camponeses viviam em regime pior que a servidão – escravatura. Mudam os patrões, a perversidade das relações sociais permanece.” Sua primeira ficção, Minha Felicidade, abre-se com um cadáver sendo jogado no cimento e prossegue com a história de um motorista numa estrada pavimentada pela violência. Na Neblina passa-se durante a ocupação nazista de Belarus. A neblina invade a imagem, vira metáfora de uma impossibilidade de ser e até estar. O mal que as pessoas se fazem.

Donbass radicaliza a violência que parece estar na origem da nação russa. A guerra com a Ucrânia. Loznitsa reencena imagens viscerais. Um jovem apanha até morrer. “Isso eu não encenei, não poderia. Encontrei a imagem no YouTube e escrevi um texto que me norteou durante a realização. Um diretor precisa ter parâmetros éticos.” Gentle Creature, Uma Mulher Doce. Baseado em Dostoievski, o filme mostra uma mulher oprimida pela injustiça e pela burocracia, que só piorou com o comunismo. Lembranças do stalinismo, da 2ª Guerra. Um palácio do século 19 transformado em prisão. Numa cena, um personagem propõe um brinde – “Ao nosso enorme sofrimento.” O brinde não vale apenas para Vasikina Makovtseva, a mulher doce. Vale para toda a obra de Loznitsa, que coloca na tela uma Rússia insustentável. Que país é esse? Antes, todo o horror era creditado pelo Ocidente ao comunismo. No pós-comunismo, nada melhorou, exceto que a sociedade que se pretendia sem classes cavou um abismo social intransponível, e no qual a vida humana não vale nada – o cadáver jogado no cimento serve como aterradora amostra.

O cineasta avalia que todos os seus filmes, as ficções como os documentários, abordam os temas da decadência e da desintegração. “São os tormentos que afligem o antigo Império Russo, que veio desmoronando desde a revolução de 1917. Nada define essa situação melhor que a guerra. Embora tenham se passado mais de 70 anos do fim da 2ª Guerra, ela ainda ecoa no imaginário russo.” Pegando carona em outra guerra – da Ucrânia -, Donbass atualiza o velho horror. “A novidade desse filme é que não tem personagens. Há tempos que queria experimentar uma narrativa com outra dramaturgia, meio Eisenstein, meio (Luis) Buñuel, inspirada no Fantasma da Liberdade.” Com todo horror que retrata, o cinema de Loznitsa não abre mão da beleza. “Claro, não é a realidade crua. Como artista, trabalho com estética. A beleza, apesar de tudo, é sempre um objetivo.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags: cinemaentrevistasergei loznitsa

Notícias relacionadas

Goiânia recebe cinema drive-in gratuito com clássicos e lançamentos no Parque Mutirama

Goiânia recebe cinema drive-in gratuito com clássicos e lançamentos no Parque Mutirama

Goiânia será recebe uma experiência cinematográfica ao ar livre nos dias 7 e 8 de junho. A capital goiana...

Arraiá do Bem 2025: ingressos estão disponíveis online; veja como garantir o seu

Arraiá do Bem 2025: ingressos estão disponíveis online; veja como garantir o seu

O Estádio Serra Dourada, em Goiânia, se transforma em um verdadeiro reduto junino nos dias 6, 7 e 8...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.