Na noite desta quinta-feira (4/10) policiais militares precisaram retirar passageira à força de avião no aeroporto de Goiânia. Confusão começou após a mulher se negar a despachar o excesso de bagagem de mão, além de ignorar a ordem do comandante para desembarcar. O voo, que tinha como destino São paulo, decolou com quase duas horas de atraso.
Por meio de um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que um dos agentes da Infraero e uma comissária de bordo conversam com a mulher, na presença de dois policiais militares e um agente da Polícia Federal, e pedem colaboração. Em seguida, após se negar a sair da aeronave, outros dois PMs entram no avião e retiram a mulher à força.
Uma criança, de aproximadamente dois anos, que estava com a passageira é entregue aos choros ao colaborador. Enquanto a mulher sai do avião acompanhada dos policiais, os passageiros comemoram a ação com palmas. “Obrigada, Polícia Militar de Goiás”, grita um passageiro.
Confira nas imagens:
Confusão no aeroporto de Goiânia: o que diz a Latam?
A Latam Airlines Brasil, responsável pelo voo, explicou que a aeronave seguia do Aeroporto Santa Genoveva para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas tiveram que solicitar apoio da Polícia Militar para realizar o desembarque de um dos passageiros do voo, que apresentava “comportamento inadequado a bordo.”
Por meio de nota, a empresa informou ainda que “reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.”
Excesso de bagagem
De acordo com o site da Latam, o tamanho padrão da bagagem despachada é de 23 quilos e 158 cm. lineares por peça. No entanto, se precisar viajar com bagagem mais pesada ou com mais volume, pode-se aumentar os limites para até 45 quilos e 300 cm. lineares por peça (pagando os custos adicionais associados ao excesso de peso e sobredimensão correspondentes).
A empresa reforça que, qualquer peça que ultrapassar os 45 kg. ou 300 cm. lineares não poderá ser transportada como bagagem despachada. E em caso de as medidas permitidas não forem cumpridas, a bagagem de mão será despachada e estará sujeita a cobranças, inclusive na sala de embarque.