A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia promove a partir desta quarta-feira (3/10) a Campanha de Vacinação contra o HPV. A imunização segue até o mês de novembro e neste período, pais ou responsáveis devem levar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos a um dos 32 postos de vacinação (listados abaixo) disponibilizados na cidade. Tanto os adolescentes que já receberam a primeira dose da vacina quanto os que nunca se vacinaram contra o HPV, devem ser imunizados. A meta é vacinar cerca de 80% do público-alvo desta faixa etária.
Onde se vacinar contra o HPV?
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia dispõe de 32 postos de vacinação contra o HPV. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; no Cais a vacinação é realizada também de segunda a sexta, mas das 8h às 18h30 e no Centro de Atendimento Ambulatorial de segunda a sábado, das 8h às 16h30.
Veja a lista completa de postos de vacinação:
- UBS Andrade Reis
 - UBS Jardim Tiradentes
 - UBS Jardim Florença
 - UBS Independência Mansões
 - UBS Pontal Sul II
 - UBS Delfiori
 - UBS Bandeirantes
 - UBS Jardim Riviera
 - UBS Campos Elísios
 - UBS Veiga Jardim
 - UBS Bairro Independência
 - UBS Caraíbas
 - UBS Alto Paraíso
 - UBS Jardim dos Ipês
 - UBS Madre Germana
 - UBS Mansões Paraíso
 - UBS Buriti Sereno
 - UBS Parque Trindade
 - UBS Santa Luzia
 - UBS Jardim Olímpico
 - UBS Jardim Bela Vista
 - UBS Vila São Pedro
 - UBS Rosa dos Ventos
 - UBS Nova Olinda
 - UBS Retiro do Bosque
 - UBS Cândido de Queiroz
 - UBS Jardim Paraíso
 - UBS Garavelo Park
 - Cais Colina Azul
 - Cais Nova Era
 - Centro de Saúde Papillon Park
 - Centro de Atendimento Ambulatorial (antigo Pronto-socorro)
 
O que é HPV?
O HPV é um vírus que atinge a pele e mucosas, podendo causar verrugas ou lesões que ocasionam diversos tipos de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome original do HPV é papiloma vírus humano. Ele é transmitido por meio de contato direto com a pele e mucusas infectadas, perincipalmente durante a relação sexual. O HPV pode ser transmitido ainda da mãe para filho no momento do parto.
A meta da campanha é imunizar adolescentes antes do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus. De acordo com o secretário de saúde, Alessandro Magalhães, a vacina previne cânceres do colo uterino, vagina, vulva, pênis, garganta e ânus, verrugas genitais e infecções que estão diretamente relacionadas ao vírus.




