Provavelmente você já foi até o centro de Goiânia inúmeras vezes, mas será que já tirou um tempinho para apreciar toda a beleza presente ali? Para quem passa pelo local com certa frequência é realmente difícil enxergar toda a história e o charme que compõe aquelas ruas. No entanto, vale lembrar que o centro é formado pelos mais belos pontos turísticos da cidade.
Construções feitas em art-decó, praças com famosos monumentos e mercados tradicionais conseguem manter viva a história e boas lembranças do início da capital. E claro, é sempre bom conhecer melhor lugares assim! Dá uma olhada!
Cultura e lazer no centro de Goiânia
1 – Teatro Goiânia
O Teatro Goiânia representa um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade, integrando também um dos principais projetos de art-decó, do arquiteto Jorge Félix. Inaugurado no ano de 1942, foi um dos primeiros prédios que a cidade recebeu. Com capacidade para 850 pessoas, está na Av. Anhanguera, na região central, e faz parte do coração de Goiânia.
2 – Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Fundado na década de 70, é também um dos mais tradicionais espaços culturais do centro de Goiânia. Assim que começou a funcionar era apenas um cinema, no entanto, a prefeitura da cidade utilizou o espaço em 2006 para criar novas possibilidades. Após uma reforma, o ambiente passou a contar também com teatro, biblioteca e café cultura.
3 – Cine Ritz
E por falar em lugares no centro de Goiânia que você precisa conhecer, o Cine Ritz é um deles. Embora não seja um dos preferidos entre a galera, sem dúvida é capaz de proporcionar uma experiência completamente diferente, julgando por seu ambiente mais clássico e que lembra cinemas antigos. De fato, foi o primeiro a ser inaugurado na cidade, ainda em 1991. Suas acomodações são aconchegantes e os letreiros vintage, encantadores.
Telefone: (62) 3229-2221
Mercados no centro de Goiânia
4 – Mercado Central
Fundado em 1950, inicialmente o mercado central funcionava na Rua 4, no entanto, no ano de 1986 ele foi transferido para a Rua 3, ainda no Centro de Goiânia. Um lugar cheio de sabores, cheiros e cultura, o Mercado Municipal (como também é conhecido) é um dos maiores sinônimos de riqueza cultural e histórica que nossa cidade pode ter.
Mesmo com grandes lojas espalhadas por aí, o ambiente ainda é um dos principais pontos turísticos da capital e é possível encontrar os mais diversos produtos, e saborear as mais deliciosas comidas. Se você ainda não conhece, vale a pena!
Telefone: (62) 3524-1324
5 – Mercado Popular da 74
E para quem gosta de um bom mercadão, o da Rua 74 é mais uma escolha certa. Também compõe um dos pontos turísticos mais populares da cidade, atuando desde 1953. Após uma fase de reestruturação no ano de 2006, passou a receber também diversos eventos culturais, sem contar os barzinhos que ficam por ali, que servem deliciosas cervejas artesanais e um cardápio para ninguém colocar defeito!
Telefone: (62) 3524-1111
Praças e construções no centro de Goiânia
6 – Praça Cívica
Localizada no centro histórico da cidade, é um dos lugares mais belos e ricos de Goiânia. Com o nome de “Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira”, é popularmente conhecida como “Praça Cívica” e representa nada menos que o marco inicial da construção da cidade. Foi a primeira a ser construída, ainda no ano de 1933, abrigando importantes monumentos e construções da capital. O local recebe frequentemente festivais e eventos. Vale a pena fazer uma visita!
7 – Monumento às Três Raças
Escupido em bronze e granito pela artista plástica Neusa Morais, no ano de 1968, o monumento é uma preciosidade encontrada no centro da Praça Cívica. Símbolo de luta e miscigenação, homenageia as três etnias que foram fundamentais no processo de formação do povo goiano: o negro (escravo), o branco (bandeirante) e o índio.
8 – Coreto da Praça Cívica
Presente também na Praça Cívica, o Coreto faz parte da história e da cultura de Goiânia, onde já serviu de palco para diversas manifestações artísticas e políticas. Inaugurado em 1942, já passou por diversas mudanças que acabaram destruindo seu projeto original, no entanto, após notar a importância do espaço, a prefeitura conseguiu fazê-lo voltar ao que era antes. Embora esteja praticamente abandonado, ainda vale muito a pena conhecer!
9 – Praça do Bandeirante
Uma das mais antigas praças da cidade, é conhecida como “Praça do Bandeirante” mas seu verdadeiro nome é “Atílio Correia Lima”, em homenagem arquiteto responsável pelo plano piloto de Goiânia. O Monumento ao Bandeirante, que é símbolo do local, foi inaugurado em 1942. Com três metros e meio de altura, representa o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, segurando em suas mãos uma arma bacamarte e uma bateia.
10 – Torre do Relógio
Projetada por Américo Vespúcio Pontes, a famosa Torre do Relógio foi inaugurada no ano de 1942, quando se deu o Batismo Cultural da cidade. É um dos mais importantes monumentos de Goiânia.
11 – Rua do lazer
Há também no centro de Goiânia, uma rua onde o trânsito de veículos não é permitido. O local foi fechado para tal finalidade em 1977, onde agora acontecem eventos e festivais culturais. Com aparência inspirada nos ares franceses, é possível encontrar no local lanchonetes, bares e outros estabelecimentos antigos. É ali que também podemos encontrar o Goiania Palace Hotel, outra referência em art-decó da cidade.