No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Empresas entram no debate sobre as eleições

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 02/10/2018 às 07:40
Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

A uma semana das eleições, o assunto está quente nas redes sociais, mas a maioria das empresas optou por ficar de fora do debate – até porque as companhias estão proibidas de financiar candidatos. Algumas marcas, porém, decidiram abordar o tema, mas frisando a importância do voto consciente. Uma campanha da rede de fast-food Burger King ganhou a internet – e os grupos de WhatsApp – na segunda-feira, 1, ao desafiar pessoas que votam em branco a questionar sua atitude. Na mesma linha, General Motors e Votorantim adotaram o valor do voto como “plataforma” nesse período pré-eleitoral.

“Falar de eleição foi uma decisão consciente. O Burger King gosta de se posicionar, e não de ficar em cima do muro”, diz Ariel Grunkraut, vice-presidente de marketing da rede. A empresa já tomou partido a favor de causas como o orgulho LGBT e a neutralidade da rede.

Leia também

Procon aponta alta de mais de 200% na diferença de preços da cesta básica

Procon aponta alta de mais de 200% na diferença de preços da cesta básica

INSS: pagamentos de descontos indevidos têm início dia 24 de julho; saiba como receber

INSS: pagamentos de descontos indevidos têm início dia 24 de julho; saiba como receber

A montadora GM, que colocou no ar um filme no domingo, 30, para o veículo Cruze, com o mote “Como deveria ser”, quer incentivar o eleitor a refletir antes de ir às urnas no domingo. “A ideia foi convidar todos a tomarem as melhores decisões, em todos os sentidos, incluindo a escolha do novo governante”, explica Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet.

Ferramentas

Com controladores que já participaram da cena política – Antônio Ermírio de Moraes chegou a disputar o governo de São Paulo e seu pai foi senador por Pernambuco -, o Grupo Votorantim foi pelo caminho da informação, com a criação do app Guia do Voto.

O conteúdo gratuito, desenvolvido em parceria com o professor Humberto Dantas, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclui informações sobre as atribuições de cada cargo público e a função dos partidos políticos, por exemplo. Uma das seções é intitulada “Se eu fosse um político”. Nela, o usuário é convidado a responder 20 perguntas sobre diferentes tópicos, de economia a questões sociais. Com base nas posições apresentadas, o app ainda faz um “match” eleitoral com políticos.

Dentro do mesmo conceito, o empresário Abilio Diniz – sócio do Carrefour e da gigante dos alimentos BRF – também desenvolveu uma plataforma online para pregar o voto consciente. O empresário, que tem 1,6 milhão de seguidores nas redes sociais, aparece em posts e vídeos falando sobre as consequências das escolhas políticas – a estratégia também inclui entrevistas e artigos do empresário na imprensa. A agência responsável calcula que os conteúdos publicados atingiram cerca de 3 milhões de pessoas.

‘Timing’

A campanha sobre o voto em branco do Burger King foi viabilizada em 72 horas, da filmagem ao envio dos arquivos com o vídeo à TV Record, canal onde o filme estreou no intervalo do debate dos presidenciáveis, no domingo, 30. Na terça-feira passada, 25, a agência David São Paulo foi às ruas de São Paulo para ouvir as justificativas de quem vota em branco. “A gente queria mostrar o que pode acontecer quando uma pessoa abre mão do direito de escolha”, diz Rafael Donato, vice-presidente de criação da David. “E o que acontece é simples: você tem de aceitar a escolha dos outros.”

Para explicar o conceito de forma simples, a rede criou o Whopper em branco. Os consumidores que aceitaram participar da filmagem receberam, então, um sanduíche só de pão, cebola e maionese. O menu indigesto serviu para propor uma reflexão, de acordo com Donato: “Se você não escolher, alguém fará a escolha por você. E pode não ser o que você imaginava”.

No caso da GM, a campanha que foi ao ar na segunda-feira, 1, – mostrando paisagens de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador “repaginadas” de forma mais amigável – faz parte de um mote para o automóvel Cruze que começou a ser trabalhado no ano passado, segundo Mahnke.

Em uma peça de ativação anterior ao filme, a marca deixou um carro aberto no centro de São Paulo, propondo que as pessoas fizessem um test-drive grátis. Todos os que toparam o desafio devolveram o carro no mesmo lugar. “Foi uma espécie de teste de choque: o brasileiro é um caso perdido?”, pergunta o executivo. E o resultado, diz, foi um sonoro não. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags: eleições 2018empresaspropagandas

Notícias relacionadas

Tribunal de Justiça de Goiás faz leilão com mais de 250 veículos; veja como participar

Tribunal de Justiça de Goiás faz leilão com mais de 250 veículos; veja como participar

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) está com leilão aberto com mais de 250 veículos em...

IPVA 2025 prazo para pagamento da sétima parcela termina na próxima terça (15)

IPVA 2025: prazo para pagamento da sétima parcela termina na próxima terça (15)

O vencimento da parcela de julho do IPVA 2025 em Goiás está marcado para a próxima terça-feira (15). A...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.