fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Mundo
      • Saúde
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Tandara Reis
      Tandara Reis
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Jairo Menezes
      Jairo Menezes
      29 de maio de 2019

      Delegacia apura caso de pit bull enfurecido em Goiânia

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Setor Bueno
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • Violência em Goiás
  • Lei seca
  • lei orçamentária
  • pacientes de Manaus
  • vacina da covid-19
  • Contrabando em Goiás
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • Violência em Goiás
  • Lei seca
  • lei orçamentária
  • pacientes de Manaus
  • vacina da covid-19
  • Contrabando em Goiás
Política

Segurança, emprego e ataques dominam debate entre candidatos ao governo do DF

Estadão Conteúdo
28/09/2018, 21h40

A nove dias das eleições, os candidatos ao governo do Distrito Federal aproveitaram o debate realizado pela Record nesta sexta-feira, 28, no Museu Nacional de Brasília, para falarem sobre segurança, geração de empregos e trocarem ataques entre eles. O principal alvo da bancada foi o candidato Ibaneis Rocha (MDB), que tem crescido nas pesquisas nas últimas semanas. Pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostrou o emedebista à frente da disputa no DF, com 24%, seguido de Eliana Pedrosa (Pros), com 16% e do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), 12%. Na última Ibope, o emedebista cresceu 11 pontos e ficou praticamente empatado com Eliana Pedrosa (Pros). A intenção de votos da candidata passou de 22% para 21% e Ibaneis cresceu em duas semanas de 9% para 20%.

O primeiro bloco foi praticamente dedicado a ataques diretos e indiretos ao candidato do partido de Michel Temer. O postulante do DEM, Alberto Fraga questionou Ibaneis sobre a ação civil aberta pelo Ministério Público Federal (MPF), revelada nesta sexta-feira pelo Metrópoles, em que ele é investigado por ter recebido R$ 3,3 milhões em honorários do município de Jacobina, na Bahia, sob denúncia de superfaturamento e uso indevido de verba. A denúncia foi apresentada em 2017. O emedebista se defendeu e disse estar tranquilo. “Os problemas são pessoas que não conseguem explicar o patrimônio que têm”, rebateu o candidato a Fraga.

A candidata do PSOL, a professora Fátima Sousa, também atacou o candidato do MDB ao falar de saúde. “Foi o seu governo que sucateou o SUS”, afirmou. Ela também criticou o congelamento dos gastos no setor feito pelo governo de Michel Temer. O candidato do PT, Júlio Miragaia, criticou as alfinetadas entre os candidatos. “Tem prevalecido essa questão das agressões, mas é o roto falando do esfarrapado. A população quer saber quais são as propostas que os candidatos têm”, disse a jornalistas ao fim do debate.

Outros candidatos também entraram no ringue. Eliana disse que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) é cheio de malícia ao responder sobre a proposta de construir estádios no DF. “A ideia é construir esses estádios em Santa Maria e Recanto, para que os jovens fiquem longe das drogas e possam participar de projetos sociais”, disse. Já a candidata do PSOL direcionou uma fala a Fraga, mas foi interrompida pelo tempo esgotado. “Você é muito cruel quando se trata das mulheres”, disse a candidata antes de ser interrompida pelo apresentador. “Fui salvo pelo gongo”, disse Fraga.

Sobre propostas, Fraga disse que pretende voltar à escola de tempo integral e aproveitar o uso da mão-de-obra de presos para ajudá-los a se reintegrarem à sociedade. Eliana falou em dedicar mais atenção à merenda escolar e também monitorar as saídas temporárias de presos, para dar mais segurança à população.

Rollemberg disse que emprego será prioridade em seu governo. Rogério Rosso (PSD) defendeu à regularização dos condomínios no DF. A professora Fátima e Miragaia defenderam principalmente melhorias na saúde e educação.

Antes do debate, os candidatos Alexandre Guerra (Novo) e general Paulo Chagas (PRP), que não participaram do evento, se reuniram em frente ao museu e assinaram um documento em que selaram o compromisso de se apoiarem caso algum deles chegue ao segundo turno.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Mãe que teve filho estuprado dentro da escola por colegas em Indiara denuncia negligência de gestores

A mãe do menino denunciou o caso à polícia e diz que a unidade escolar foi negligente em não tratar do caso.
Ton Paulo
29/09/2018, 10h46
imagem
Foto: Reprodução

A mãe de um menino de 11 anos de idade que afirma que o filho foi estuprado por dois colegas de sala, de 11 e 12 anos de idade, dentro de uma escola municipal de Indiara, interior de Goiás, denuncia que o caso foi negligenciada pelos gestores da escola.

De acordo com a mulher a um jornal local, a criança afirma que os alunos ameaçavam agredi-lo caso ele contasse algo à diretoria. Os abusos foram descobertos depois que a vítima levou canivetes para se defender e foi advertida pela direção.

A mãe do menino denunciou o caso à polícia e diz que a unidade escolar foi negligente em não tratar do caso.

A mulher conta que foi à escola e conversou com os gestores responsáveis. Segundo ela, uma psicóloga do município, que atende na escola, foi sugerida para que ela pudesse ter a ajuda necessária.  Ela conta que explicou o caso em detalhes para a psicóloga, que respondeu que “aquilo era normal de criança, e que eles estavam se conhecendo”.

À uma TV local, a escola negou que recebeu qualquer tipo de informação antes da informação vir à tona, e rejeita a alegação da mãe do menino de  que foi negligente com qualquer tipo de omissão e diz que o caso está sendo apurado pela escola.

Os abusos na escola de Indiara

De acordo com relatos do menino de 11 anos, os abusos ocorriam de forma consecutiva desde o início do ano letivo, em janeiro deste ano, quando entrou na escola como novato, para cursar o 6º ano do ensino fundamental.

A mãe conta que quando descobriu os abusos, procurou a escola mas afirmou que nenhuma providência foi tomada a respeito do caso. Ela então decidiu levar o menino até o Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, que comprovou que houve conjunção carnal, e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil.

Em entrevista à TV local, o menino contou que resolveu levar os dois canivetes para se defender dos colegas, mas um colega teria visto o objeto e contado à diretoria. Ao chegar em casa, ele disse para mãe o que estava ocorrendo. “Eles me empurravam, davam chute, davam murro. Então, se eu fosse contar para o monitor eles me machucavam”.

Conforme apurado pela TV, o caso está sendo investigado pela delegacia de Indiara, que já ouviu a mãe e o menino. Os próximos passos da investigação devem ser colher os depoimentos dos alunos supostamente envolvidos e da administração da escola.

Via: G1 
Imagens: G1 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Idosa cai em golpe de estelionatárias e perde todo o dinheiro da aposentadoria em Anápolis

A idosa foi enganada por duas mulheres depois de recuperar a bolsa "perdida" de uma delas. Caso está sendo investigado.
Ton Paulo
29/09/2018, 11h42
imagem
Foto: Reprodução

Uma aposentada de 68 anos precisou procurar a Central de Flagrantes de Anápolis depois de cair no famoso golpe do “achadinho”. A idosa perdeu todo o seu salário para duas mulheres que se aproveitaram da idosa e aplicaram o estelionato.

De acordo com um jornal local, a idosa foi até o banco e sacou todo o dinheiro de sua aposentadoria. Na saída do banco, duas mulheres andavam em sua frente e uma delas deixou a bolsa cair.

Neste momento, a aposentada, de boa vontade, apanhou a bolsa e a devolveu para a mulher que havia deixado o objeto cair. A estelionatária demonstrou gratidão de maneira eufórica, e disse que a aposentada tinha salvado a vida dela, e que precisava agradecer de maneira correta.

Foi quando as mulheres prometeram que dariam R$100,00 reais e um kit de beleza para a vítima, bastava que ela fosse até uma loja buscar.

Quando chegou no falso salão de beleza, a primeira suspeita entrou e saiu com o dinheiro e os produtos, enquanto a segunda disse que era a vez da aposentada, mas que ela não poderia entrar com a bolsa.

A idosa então entregou a bolsa e entrou na loja. Quando percebeu que não havia nada lá, saiu novamente mas as criminosas já haviam fugido.

Além do dinheiro, estavam na bolsa também os documentos pessoais dela e dois celulares. Horas depois, as estelionatárias ainda utilizaram o cartão de crédito da vítima e realizaram diversas compras.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Outro aposentado também caiu em golpe em Anápolis este mês

Um outro aposentado, este de 57 anos, acabou perdendo perdeu R$ 1.500 reais após ser vítima de um golpe telefônico informando que ele tinha ganhando um prêmio. O idoso conta, a um jornal local, que o criminoso fingiu ser um funcionário de uma empresa telefônica e pediu seus dados bancários. Caso aconteceu no último dia 13, também em Anápolis.

O aposentado relata que foi informado pelo falso funcionário, por telefone, que tinha ganhado R$ 25 mil reais e um celular novo. Daí então, ainda segundo o idoso, pediram para que ele informasse os dados bancários, porque eles precisavam confirmar para que ele tivesse direito ao prêmio.

O idoso conta que passou os dados e quando fui olhar a conta, o seu dinheiro não estava mais lá.

O caso foi registrado na Polícia Civil. Na cidade, só nesse mês foram registrados 23 casos de estelionato, a maioria deles aplicados por telefone ou internet.

Via: Portal 6 G1 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Juiz de Goiás que disse que recolheria urnas para Exército fazer perícia tem afastamento decretado

Na visão da AGU, o juiz praticou atos que "destoam da conduta esperada de um magistrado".
Ton Paulo
29/09/2018, 13h07
imagem
Foto: Reprodução

O juiz federal de Goiás Eduardo Luiz Rocha Cubas teve seu afastamento por tempo indeterminado decretado na última sexta-feira (28/9), por suspeita de violação dos deveres funcionais. O afastamento foi determinado pelo corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Humberto Martins.

De acordo com o processo, o magistrado informou ao Comando do Exército que mandaria recolher urnas eletrônicas para os militares fazerem perícia nos aparelhos.

O afastamento do juiz ainda ainda terá de ser analisado pelo plenário do CNJ, que se reunirá no próximo dia 9 de outubro.

Durante o afastamento, o juiz poderá receber o salário normalmente. Ele será alvo de um procedimento que, ao final, poderá resultar na aposentadoria compulsória de Rocha Cubas, mas com salário.

Juiz de Goiás aparece em vídeo ao lado do filho de Jair Bolsonaro questionando a segurança das urnas

Segundo o processo, a Advocacia Geral da União (AGU) informou que a consultoria jurídica do Comando do Exército avisou sobre uma ação popular em Formosa (GO), na qual o magistrado decidiu, em 10 de setembro, que o Comando do Exército deveria indicar um militar com patente de oficial para realizar teste de segurança nas urnas.

Ainda de acordo com o órgão, no dia 25 de setembro, o juiz apresentou informações sigilosas dizendo que notificaria oficialmente o exército na sexta-feira, 5 de outubro, sobre o recolhimento das urnas para perícia, para que não houvesse tempo de a decisão ser derrubada.

Na visão da AGU, o juiz praticou atos que “destoam da conduta esperada de um magistrado”. O magistrado havia se manifestado em vídeo na internet questionando a segurança das urnas ao lado do filho do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro.

Para a Advocacia Geral da União, “a conduta desvirtuada por parte de magistrados comporta apuração sob a esfera correcional, uma vez que, a partir da função de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura”.

O corregedor do CNJ, Humberto Martins entendeu que os fatos “denotam a prática de graves e reiterados atos de violação a deveres funcionais da magistratura”. Para o corregedor, o juiz tenta interferir na competência do Tribunal Superior Eleitoral.

A reportagem do Dia Online tenta entrar em contato com o magistrado.

Via: G1 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Vinte governadores vão disputar a reeleição em outubro

Somente cinco têm poucas chances de vitória, entre eles Zé Eliton, sobretudo após operação da PF que prendeu seu coordenador de campanha.
Yago Sales
29/09/2018, 15h05
imagem
Foto: Governo de Goiás

A maioria dos governadores dos 26 estados e do Distrito Federal vai disputar a reeleição neste ano. Dos 27 no exercício do cargo, 20 são candidatos a um novo mandato.

Destes somente cinco – Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Suely Campos (PP-RR), Robinson Farias (PSD-RN), Márcio França (PSB-SP) e Zé Eliton (PSDB-GO) – têm poucas chances de sucesso eleitoral, segundo indicam as pesquisas regionais de intenção de votos feitas pelo Ibope neste mês e registradas na Justiça Eleitoral.

No caso de Zé Eliton, a situação piorou depois da prisão no âmbito da Operação Cash Delivery de seu coordenador de campanha, Jayme Rincón, que foi presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

A Operação apura repasses ilícitos de mais de R$10 milhões para agentes públicos no Estado, em 2014, durante a gestão do padrinho político de Zé, Marconi Perillo (PSDB), ex-governador e candidato ao Senado Federal.

Na sexta-feira (28/9), foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão temporária, expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis e Aruanã, em Goiás, e em Campinas e São Paulo.

Os governadores Tião Viana (PT-AC), Paulo Hartung (MDB-ES), Simão Jatene (PSDB-PA), Ricardo Coutinho (PSB-PB) e Luiz Fernando Pezão (MDB-RJ), todos reeleitos em 2014, estão fora da disputa eleitoral este ano. Daniel Pereira (PSB-RO) e Eduardo Pinho Moreira (MDB-SC), vices no exercício do cargo em substituição aos eleitos em 2014, também não vão concorrer em outubro.

TSE teve 202 registros de políticos que querem ser governadores

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, foram pedidos 202 registros de candidaturas aos governos estaduais e do Distrito Federal. Até o momento, 182 registros foram aceitos pelos tribunais regionais eleitorais.

A Justiça Eleitoral negou quatro registros. Outros 14 foram indeferidos com recurso, o que dá a possibilidade de o candidato concorrer até o julgamento final. Dois candidatos a governador renunciaram antes do pleito: Fernando Collor (PTC-AL) e Mikaelton Carantino (PCO-CE).

Além dos 20 candidatos à reeleição, em alguns estados a disputa envolve ex-governadores que estiveram no comando em outros tempos. Por exemplo, Antônio Anastasia (PSDB), em Minas Gerais, Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, José Anchieta (PSDB), em Roraima, José Maranhão (MDB), na Paraíba, e João Capiberibe (PSB), no Amapá.

Via: Agência Brasil 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Evento
imagem
Centro Comercial faz homenagem ao Dia Nacional do Fusca
Sabado, 23 de jan
Metropolitan Mall (Goiânia-GO)
Live na Internet
imagem
Janeiro Branco tem palestras grátis sobre cuidados com a saúde mental
Quinta, 21 de jan
Goiânia (Goiânia-Goiás)
  • continuelendo
  • +lidas
1 Segurança, emprego e ataques dominam debate entre candidatos ao governo d...

2 Mãe que teve filho estuprado dentro da escola por colegas em Indiara denu...

3 Idosa cai em golpe de estelionatárias e perde todo o dinheiro da aposenta...

4 Juiz de Goiás que disse que recolheria urnas para Exército fazer perícia...

5 Vinte governadores vão disputar a reeleição em outubro

1 Novo secretário da Indústria de Goiás, José Vitti define metas para a pasta

2 Polícia indicia suspeito de empurrar jovem de borda de piscina em Caldas Novas

3 Suspeito de estuprar e roubar diarista em Aparecida de Goiânia é preso

4 Presos suspeitos de ameaçar criança durante assalto a mercearia em Goiás

5 Goiânia segue com vacinação contra a covid nesta terça (19)

maislidas
1
Novo secretário da Indústria de Goiás, José Vitti define metas para a pasta
2
Polícia indicia suspeito de empurrar jovem de borda de piscina em Caldas Novas
3
Suspeito de estuprar e roubar diarista em Aparecida de Goiânia é preso
4
Presos suspeitos de ameaçar criança durante assalto a mercearia em Goiás
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG