fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Mundo
      • Saúde
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Tandara Reis
      Tandara Reis
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Jairo Menezes
      Jairo Menezes
      29 de maio de 2019

      Delegacia apura caso de pit bull enfurecido em Goiânia

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Setor Bueno
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • vacinação covid-19
  • covid-19
  • transporte coletivo
  • decreto
  • auxílio emergencial
  • estupro de vulnerável
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • vacinação covid-19
  • covid-19
  • transporte coletivo
  • decreto
  • auxílio emergencial
  • estupro de vulnerável
Brasil

Novos médicos passam em exame do Cremesp, mas erram diagnóstico de diabete

Os médicos recém-formados ainda erraram questões básicas da profissão, como aferição da pressão arterial e atendimento inicial a vítimas de acidente de trânsito.
Estadão Conteúdo e Dia Online
27/09/2018, 10h07
imagem
Foto: reprodução iStockphoto

Alunos do 6º ano e recém-formados em Medicina conseguiram, pelo segundo ano consecutivo, superar os 60% em aprovação no exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), teste realizado há 14 anos que avalia os conhecimentos dos profissionais que vão atuar na área.

Embora o índice tenha se mantido, os novos médicos ainda erraram questões básicas da profissão, como aferição da pressão arterial e atendimento inicial a vítimas de acidente de trânsito.

Os resultados do exame foram apresentados nesta quarta-feira, 26, e apontaram que 61,8% dos 3.174 participantes do Estado de São Paulo acertaram mais de 60% das 120 questões da prova, porcentagem mínima que o conselho considera para a aprovação.

O número ficou abaixo do alcançado no ano passado, quando 2.636 pessoas fizeram a prova e o índice de aprovados foi de 64,6% – em 2017, foi a primeira vez em dez anos que o índice ficou acima dos 60%.

“É um dado muito animador, porque mostrou que se manteve o porcentual em relação ao ano passado. Estávamos preocupados, porque não conseguíamos chegar a 50% (de aprovação). Três fatores principais estão ligados a isso: a conscientização que vem sendo feita pelo Cremesp com instituições e alunos; as faculdades darem mais valor ao exame; e o aluno atinar que é importante, porque há serviços de residência médica e para contratação que estão exigindo que o profissional tenha prestado essa avaliação”, diz Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp.

Desde 2015, programas de residência médica e concursos públicos municipais adotaram a prova como critério para seleção de profissionais, como os Hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio-libanês e Alemão Oswaldo Cruz e a Secretaria Municipal da Saúde. A nota dos participantes não é divulgada para os programas de residência nem para os empregadores.

O presidente do Cremesp avalia que a meta é aumentar os porcentuais de aprovação. “Queremos atingir, no mínimo, 90%, o que é factível. Os recém-formados estão provando que estão aumentando a sua margem.”

Erros médicos 

O exame mostrou ainda que os médicos continuam cometendo erros em situações e problemas de saúde que aparecem com frequência. De acordo com o levantamento, 86% dos recém-formados erraram a abordagem inicial para atender vítimas de acidentes de trânsito.

Os resultados mostraram ainda que 69% não acertaram as diretrizes para aferir pressão arterial e 68% não sabiam como proceder diante de um paciente com enfarte no miocárdio.

“Isso ainda nos preocupa, porque mostra o despreparo em áreas básicas. A área com menor aprovação foi a de clínica médica. A prova mostrou algumas deficiências de nossos alunos brasileiros”, afirma o presidente do Cremesp.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Imagens: UOL 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Uefa aprova adoção do árbitro de vídeo a partir da próxima Liga dos Campeões

A tecnologia coloca em dúvida a continuidade dos árbitros assistentes que ficam ao lado dos gols.
Estadão Conteúdo e Dia Online
27/09/2018, 10h26
imagem
Foto: reproduçāo Marco Bertollero

O assistente de árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) começará a ser usado para ajudar os juízes na próxima temporada na Liga dos Campeões, semanas após a tecnologia fazer a sua estreia em competições organizadas pela Uefa na Supercopa da Europa. A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo Comitê Executivo da Uefa, que também aprovou a adoção do VAR na Eurocopa de 2020 e na Liga Europa da temporada 2020/2021.

Assim, a Europa vai adotar o VAR 14 meses após a Fifa introduzi-lo na Copa do Mundo na Rússia. E isso se dará pela primeira vez em 14 de agosto de 2019, em Istambul, no jogo entre o campeão da Liga dos Campeões desta temporada e o vencedor da Liga Europa.

O calendário foi sugerido no último mês pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, que tem sido mais cético do que Gianni Infantino, o presidente da Fifa, sobre a utilização da tecnologia.

“Estamos confiantes de que a introdução do VAR em agosto de 2019 nos dará tempo suficiente para colocar em prática um sistema robusto e para treinar os árbitros para garantir uma implementação eficiente e bem-sucedida”, disse Ceferin, nesta quinta-feira, em um comunicado.

Em um dia de avanço para o sistema, a Confederação Asiática de Futebol disse que pretende usar a revisão de vídeo em “alguns jogos” da Copa de Ásia de 2019, que será disputada de 5 de janeiro a 1º de fevereiro nos Emirados Árabes Unidos.

Árbitro de vídeo

A revisão de vídeo pode ser usada em quatro tipo de lance: gols, pênaltis, cartões vermelhos e de dúvida sobre a identidade de jogadores.

A falta de revisão de vídeo na Liga dos Campeões desta temporada foi destaque na semana passada, quando Cristiano Ronaldo recebeu pela primeira vez um cartão vermelho na competição após desentendimento e leve puxão do cabelo de um jogador do Valencia. Sem acesso ao VAR, o árbitro definiu pela expulsão após consultar um dos seus assistentes.

A introdução da tecnologia de vídeo pela Uefa na próxima temporada coloca em dúvida a continuidade dos árbitros assistentes que ficam ao lado dos gols. Eles foram adotados na gestão de Michel Platini, que se opõe fortemente a conceder ajudas tecnológicas aos árbitros.

Imagens: 90Min 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Menino desaparecido em Senador Canedo é encontrado em Goiânia

Adolescente sofria violência em casa, conforme assistente social.
Yago Sales
27/09/2018, 10h32
imagem

O menino de 12 anos que desapareceu na última segunda-feira (24/9), no Residencial Prado, na periferia de Senador Canedo, foi encontrado em um abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade no setor Universitário, em Goiânia.

A informação foi confirmada pelo conselheiro tutelar que acompanha o caso, Edson Silva. “Nós vamos levá-lo para a delegacia [ de Proteção à Criança e Adolescente] e tomar todas as providências cabíveis enquanto Conselho Tutelar. Ele será atendido pela equipe técnica também”, disse ao telefone.

Conforme o Portal Dia Online apurou para uma reportagem sobre o desaparecimento, C. R.B, de 12, tem histórico de violência psicológica dentro de casa. Depoimentos da assistente social Edmaura Cruz, que acompanha o menino no programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e a coordenadora pedagógica da escola em que estuda, Regiane Calixto.

Informações desencontradas davam conta de várias versões para o sumiço na tarde de segunda-feira. A reportagem tentou contato com Edmaura para falar sobre o reencontro, mas, como ele está voltada para resolver, junto com o Conselho Tutelar, providências legais a respeito da criança, não atendeu.

A família também não atendeu.

Menino foi levado para Senador Canedo

A reportagem ligou para o Complexo 24 Horas, que funciona como um abrigo de passagem que atende crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, mas ninguém quis passar informações.

Crianças e adolescentes encontradas nas ruas são levadas pelo serviço de assistência social, por policiais e agentes da Guarda Civil Metropolitana, para o local. A proposta do Complexo é fortalecer o vínculo com a família de origem, bem como desenvolver com as crianças e adolescentes condições para a independência e autocuidado, mediante a concessão provisória de abrigo, alimentação, repouso, higienização, vestuário, aquisições de documentos pessoais, ações socioeducativas  que possibilitem a reorganização de um novo projeto de vida.

No mesmo Complexo 24 horas, a Prefeitura desenvolve o SOS Criança, SOS Criança Desaparecida, Unidade de Referência Masculina e Unidade de Referência Feminina.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Cotistas com menos de 60 anos têm até amanhã para sacar PIS/Pasep

Mais de 11 milhões de beneficiários ja fizeram o saque.
Agência Brasil e Dia Online
27/09/2018, 10h54
imagem

Cotistas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) têm até amanhã (28) para sacar o benefício fora dos critérios previstos em lei. É o caso dos trabalhadores com menos de 60 anos. De acordo com o último balanço do Ministério do Planejamento, há 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária que ainda não retiraram os recursos.

Mais de 11 milhões de beneficiários com menos de 60 anos já fizeram o saque. Aqueles que optarem por não retirar os recursos até amanhã não perdem o direito ao dinheiro. Poderão fazer o saque futuramente, quando passarem a cumprir um dos critérios habituais.

Até 2017, os saques dos fundos PIS/Pasep só eram permitidos para cotistas com idade mínima de 70 anos ou para os casos de aposentadoria, herdeiro de cotista, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por algumas doenças específicas. A partir do dia 29, os saques voltam a ser exclusivos para aqueles que atenderem a um dos critérios citados, sendo que a idade mínima fixada pela lei passou para 60 anos.

Horário estendido na Caixa

Para facilitar o atendimento aos cotistas do PIS que ainda não sacaram seus benefícios, as agências da Caixa Econômica Federal abrirão duas horas mais cedo nesta sexta-feira, exceto nas regiões em que, devido ao fuso, esse horário não for a melhor condição de atendimento aos clientes.

Para essas regiões específicas, o horário também será ampliado, mas cada superintendência local decidirá se abrirá a agência antes ou se fechará depois do expediente normal.

PIS: quem tem direito

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores, instituídas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Do início do processo de flexibilização até o último dia 23, foram pagos R$ 18,03 bilhões aos cotistas do fundo PIS/Pasep, beneficiando 16,3 milhões de cotistas. Cerca de R$ 24 bilhões ainda estão disponíveis no fundo, com mais de 12 milhões de pessoas com cotas para resgatar.

Imagens: Istoé 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Idosa é hospitalizada após ser atacada por vaca em Anápolis

Ao ver a idosa, o animal começou a perseguí-la. A mulher correu mas acabou sendo atingida pela vaca, que a jogou no chão.
Ton Paulo
27/09/2018, 11h18
imagem
Foto: Reprodução

Uma situação inusitada – e preocupante – foi registrada pelo Corpo de Bombeiros no final da tarde desta quarta-feira (26/9). Uma idosa de 62 anos foi perseguida e atacada por uma vaca no meio da rua no município de Anápolis, a 50 quilômetros de Goiânia.

Segundo informações de um jornal anapolino, por voltas das 18h50 uma idosa, de 62 anos, transitava a pé pela rua Ipê Amarelo, no Residencial Aldeia dos Sonhos, extremo da região norte de Anápolis, quando se deparou com uma vaca que vagava no meio da rua.

Ao ver a idosa, o animal começou a perseguí-la. A mulher correu mas acabou sendo atingida pela vaca, que a jogou no chão.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, e a idosa, que teve ferimentos nos braços e pernas,

Ela foi levada consciente e orientada pelos socorristas ao Hospital Municipal Jamel Cecílio, na Vila Jussara.

Caso de Anápolis mostra que apesar de simpáticas, vacas atacam mais que tubarões

As vacas são animais aparentemente dóceis e simpáticos. Mas elas podem ser fatais. Vacas matam mais que tubarões. Isso mesmo. Embora, os humanos convivam muito mais com elas, costumam associar o perigo a outros animais. No entanto, enquanto tubarões são responsáveis por cerca de 10 mortes por ano ao redor do mundo, cerca de 100 pessoas acabam sofrendo ataques e são pisoteadas por vacas.

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), aponta que, apenas entre 2003 e 2007, 108 pessoas foram mortas por vacas nos EUA, ou seja, 21 mortes por ano.

Segundo o CDC, homens e idosos são mais suscetíveis a um acidente com gado. As circunstâncias associadas a esses óbitos incluíram o trabalho em áreas fechadas (33%), movimentação ou pastoreio de gado (24%), carregamento (14%) e alimentação (14%).

A cada três mortes, uma foi causada por animais que já haviam apresentado comportamentos agressivos.

Via: Portal 6 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Live na Internet
imagem
Shopping de Goiânia e UFG promovem ação #EmpoderaEla
Segunda, 08 de mar
Goiânia (Goiânia-Goiás)
Live na Internet
imagem
Live Buteco Bohemia: Gusttavo Lima anuncia novo show on-line
Sabado, 06 de mar
Goiânia (Goiânia-Goiás)
  • continuelendo
  • +lidas
1 Novos médicos passam em exame do Cremesp, mas erram diagnóstico de diabete

2 Uefa aprova adoção do árbitro de vídeo a partir da próxima Liga dos Campeõ...

3 Menino desaparecido em Senador Canedo é encontrado em Goiânia

4 Cotistas com menos de 60 anos têm até amanhã para sacar PIS/Pasep

5 Idosa é hospitalizada após ser atacada por vaca em Anápolis

1 Assessor de Leonardo foi encontrado cerca de 10 horas após disparos, em Jussara

2 Assessor de Leonardo morre com tiro acidental na fazenda do cantor, em Jussara

3 Nova fase do auxílio deve pagar de R$ 150 a R$ 375

4 Inscrições abertas para sorteio de apartamentos em Aparecida de Goiânia

5 Aparecida de Goiânia estabelece isolamento social; veja o que funciona

maislidas
1
Assessor de Leonardo foi encontrado cerca de 10 horas após disparos, em Jussara
2
Assessor de Leonardo morre com tiro acidental na fazenda do cantor, em Jussara
3
Nova fase do auxílio deve pagar de R$ 150 a R$ 375
4
Inscrições abertas para sorteio de apartamentos em Aparecida de Goiânia
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG