Registrando quase 1,5 milhão de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital goiana pode ser considerada como uma das cidades mais populosas de todo o país. Já marcou presença em pesquisas da ONU que classificavam as 50 melhores cidades do Brasil, ocupando o 46º lugar no ano de 2016, com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,799. Os bairros mais seguros de Goiânia ainda ajudam a melhorar tal índice.
Apesar de parecerem dados satisfatórios, a cidade também já foi considerada como uma das mais violentas do mundo. Embora, felizmente, tenha deixado a lista em questão, ainda possui bairros que são marcados pela violência e fazem com que seus moradores não tenham sossego.
Se você busca pelos setores da capital que apresentam menores taxas de criminalidade, seja como opção de lazer ou porque pretende se mudar, confira a nossa lista!
Bairros mais seguros de Goiânia:
1 – Setor Bueno
Entre os bairros mais seguros de Goiânia, o Setor Bueno ocupa o topo da lista. Boa parte dos moradores da região consideram o bairro tranquilo e não o trocariam, uma vez que é um dos mais nobres da cidade e conseguiu acompanhar o crescimento de forma organizada.
Por ali é possível encontrar grandes prédios e espaços que visam o entretenimento e lazer de seus moradores. Embora represente significativa segurança à sua população, ainda conta com alguns problemas, a exemplo do trânsito pesado. Nos horários de pico principalmente, andar pelas vias do local pode ser um desafio e tanto.
2 – Jardim Goiás
Também situado na região sul de Goiânia, é um dos setores que apresentam melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em toda a capital. A partir da análise dessa informação, é perceptível que o bairro possui maior homogeneidade no que tange dados socioeconômicos, portanto, possui maior igualdade entre seus moradores e representa também, índices menores de criminalidade.
À medida que a cidade foi se desenvolvendo, o setor não parou no tempo. Por ali é possível encontrar grandes imóveis e empreendimentos, a exemplo de shoppings e supermercados de grande porte. Apresenta também uma ótima qualidade de vida, oferecendo à população parques, ciclovias, pistas de cooper e praças.
3 – Nova Suíça
Fundado ainda em 1970, surgiu como um conjunto habitacional mas conseguiu se expandir, tornando-se um dos bairros mais seguros de Goiânia, registrando baixos níveis de criminalidade. Localizado próximo a um dos mais bonitos cartões postais da cidade – o Parque Vaca Brava – e também perto do shoppings, é um setor onde podem ser encontrados bares, escolas e importantes centros comerciais.
4 – Setor Oeste
Também localizado na região sul da cidade, pode ser considerado como um dos mais seguros de Goiânia, apresentando ótimo IDHM, o que implica em boa distribuição de recurso para seus moradores. Vale lembrar que é no Setor Oeste que se encontra a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Um de seus pontos fortes é a alta escala de arborização, transformando suas ruas em belos cenários verdes de preservação. Para comprovar, fica entre dois dos maiores parques da cidade: o Lago das Rosas e o Bosque dos Buritis.
5 – Setor Marista
Para muitos, o Setor Marista é considerado como o melhor bairro da cidade, seja por sua segurança, ou pela gama de possibilidades que a região apresenta. Isso porque é possível encontrar por ali, os melhores bares, restaurantes, shoppings, colégios e muitos outros tipos de estrutura.
Considerado como um dos mais nobres bairros de Goiânia, também apresenta altos índices de IDHM, se desenvolvendo de forma constante e sendo ideal para quem busca conforto e segurança.