A capital do sertanejo também é terrinha de muito rock, bebê! Quando falamos dos festivais de música em Goiânia que já possuem um cronograma anual, boa parcela deles prestigia o cenário alternativo e independente. De fato, muitas bandas de reconhecimento nacional possuem origem goiana e merecem um espacinho em nosso calendário de eventos.
Mas é claro, há espaço de sobra para todos os estilos! Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais eventos de música que acontecem anualmente em nossa cidade. Dá uma olhada!
Festivais de música em Goiânia: rock e musica alternativa tem cena de peso
1 – Goiânia Noise Festival
Presente na cena musical goiana desde 1995, começou como algo pequeno. Apenas para que você tenha ideia, sua primeira edição foi realizada na Praça Universitária, mas já contava com muitas atrações: 14 no total.
Sempre prezando por levar aos palcos bandas do rock alternativo independente, ao longo dos anos se tornou um dos festivais mais duradouros não apenas de Goiás, mas também do Brasil. Atualmente é considerado como o maior festival de rock independente do país!
Neste ano aconteceu sua 24ª edição, trazendo nomes como “The Galo Power” (GO), “Cerebro de Galinha” (PA), “Supla” (SP) e “Mechanics” (GO).
2 – Festival Bananada
O Bananada é mais um dos festivais de música em Goiânia que fazem toda a diferença. A história do evento começou de forma despretensiosa, ainda em 1999. Fabricio Nobre – idealizador – tinha apenas 20 anos quando teve a ideia de organizar algo que pudesse mostrar aos goianos o que a cena musical da região tinha a apresentar, e claro, também queria tornar a própria banda conhecida.
Assim nasceu o festival. Todos os anos, bandas locais iniciantes se apresentavam em três dias de evento, que sempre ocorria no mesmo lugar e em dois palcos diferentes. No entanto, inspirando-se em festivais gringos, houve a necessidade de renovação.
Em 2012 o Bananada se tornou algo completamente inovador. Passou a acontecer durante uma semana, onde shows são realizados em casas noturnas, restaurantes e teatros da cidade, transformando-se em um festival multi-cultural, onde bandas de todo o país podem se apresentar, abrindo espaço ainda para a galera do skate e de circuitos gastronômicos.
Neste ano completou 20 anos, com um evento simplesmente empolgante e com aquela sensação de dever cumprido. Que venham as próximas edições!
3 – Vaca Amarela
Presente no cenário musical de Goiânia desde 2001, o Vaca Amarela é um festival que sempre tem presença carimbada não apenas no calendário regional, mas também no nacional. Realizado pela Fósforo Cultural, abre espaço para artistas do rock, pop e MPB, prezando sempre por celebrar o que há de mais atual nas diversas regiões do país.
Alcançou este ano sua 17ª edição, apresentando no Centro Cultural Martim Cererê em um único dia de evento, grandes nomes como Letrux e Rubel. Forte e independente, não conta com leis de incentivo e nenhum tipo de apoio público, o que apenas o reforça como um símbolo de resistência. Agora, nos basta aguardar ansiosamente pelas edições que ainda estão por vir!
4 – Grito Rock
Diferente dos mencionados anteriormente, o Grito Rock não acontece apenas nas terras de Goiânia. Trata-se de um festival integrado e colaborativo, considerado como o maior da América Latina no segmento.
Diversas cidades do Brasil e do mundo recebem o evento, que tem como principal característica ser um símbolo de resistência, levando muito amor, diversidade, alegria e claro, muito rock por onde quer que passe!
Neste ano, aconteceu entre os dias 9 e 12 de fevereiro, em sua 12ª edição.
5 – Projeto Cidade Rock
O Projeto Cidade Rock voltou para mais uma edição em Goiânia. De acordo com a programação, acontece em 10 etapas diferentes e vem sendo realizado desde abril, com previsão para ser finalizado em outubro.
Com entrada gratuita, garante para o público uma mistura de estilos que contempla desde o indie até o metal, e do punk ao psicodélico. O evento é organizado pela Monstro Discos, com o objetivo de abrir espaço para os trabalhos locais, incentivando bandas iniciantes e até mesmo aquelas com carreira mais extensa, como símbolo de resistência do rock goiano.
E claro, a expectativa de quem acompanha o evento é que ele aconteça também nos anos seguintes!
Festival de música sertaneja
6 – Villa Mix
Embora Goiânia seja considerada a capital do sertanejo, o evento de maior peso que acontece anualmente e contempla o estilo é o Villa Mix. Sua primeira edição ocorreu no ano de 2011, na capital, com o objetivo de reunir grandes nomes da música sertaneja de nosso país.
Desde o princípio o festival conta com uma super produção, com estrutura bem preparada e áreas específicas de camarote, espaços diferentes e praças de alimentação. Não demorou muito até que ganhasse proporções nacionais, passando a ser realizado também em outras cidades do país.
Seu sucesso faz com que a festa ganhe uma representatividade ímpar, o que a faz ser um dos melhores festivais de música em Goiânia e em todo o país. Vale lembrar que algumas edições também aconteceram fora do Brasil. Em suas últimas edições, contemplou não apenas o sertanejo, mas trouxe atrações de outros estilos musicais e até mesmo artistas internacionais. Demi Lovato já passou pelo palco, e na edição deste ano, recebeu os cantores Shawn Mendes e Nick Jonas.