Água, sombra e água fresca. Quem é que não precisa disso de vez em quando? Se é o que você está buscando para os próximos dias, seja porque pegou folga no trabalho, porque tirou férias, ou por qualquer outro motivo, saiba que não é preciso ir muito longe para conseguir o merecido descanso. Algumas cidades turísticas de Goiás são completamente exuberantes, capazes de impressionar qualquer um com tamanha beleza.
Cachoeiras, rios, lagos, grutas, morros, serras, cidades históricas, enfim… Sempre há uma opção para cada gosto! Dá uma olhada e já vai pensando em qual será o destino de sua próxima viagem!
Conheça cidades turísticas de Goiás:
1 – Caldas Novas
Quando o assunto abrange as cidades turísticas de Goiás, a primeira que vem em mente é Caldas Novas, e não é por acaso. Conhecida em todo o país como a terra das águas quentes, Caldas reserva muitas atividades de lazer e surpresas para seus visitantes.
Apenas para que você tenha ideia, anualmente são esperados mais de quatro milhões de turistas na cidade, e não são apenas brasileiros que viajam de todos os cantos do país para conhecer esse pedacinho de Goiás, mas pessoas do mundo inteiro.
É uma das cidade turísticas mais visitadas do Brasil e ainda conta com o maior polo hoteleiro de Goiás. Conta com diversos parques aquáticos de renome, sem contar que também é por ali que se localiza o Parque Estadual da Serra de Caldas, uma boa pedida para os fãs de ecoturismo, trilhas e banhos em cachoeiras.
Como um todo, a cidade oferece para seus visitantes cerca de 200 piscinas termais, que possuem temperaturas que variam entre 43º a 70º. Se você pretende aproveitar o espaço enquanto não tem muita gente, o ideal é evitar os períodos de férias, que é quando a cidade recebe milhares de turistas.
2 – Pirenópolis
Pirenópolis é uma pequena cidade localizada no interior de Goiás. Embora esteja afastada dos grandes centros urbanos, também é um dos maiores pontos turísticos do estado, uma vez que é considerada como o retrato vivo da história goiana.
Com um ambiente que remonta a arquitetura colonial, é cercada por morros e cachoeiras, estas que por sinal, fazem parte das maiores atrações. Como algumas cachoeiras se encontram em propriedades privadas, os turistas podem ter que pagar determinado valor para conhecê-las, no entanto, ainda existem algumas que permanecem abertas e encantam os olhos de quem vê.
Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, conserva um clima hospitaleiro, alegre e festivo, convivendo com belezas naturais inestimáveis. O Centro Histórico de Pirenópolis é um de seus principais pontos, e é por lá que podemos encontrar toda a beleza da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que ficam abertas para visitação. Também é possível praticar ecoturismo, fazer trilhas, arborismo, rapel, montanhismo e tantas outras atividades pela cidade.
3 – Cavalcante
E por falar em cidades turísticas de Goiás que você precisa conhecer, apresentamos Cavalcante! Pequeno município localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, fica a aproximadamente 500 km de Goiânia.
Se você quer se aprofundar um pouquinho na história de nosso estado, fazer uma visita à cidade é uma boa pedida. É possível conhecer uma parte do Povoado Kalunga do Engenho II, bem como tradições quilombolas. O lugar ainda reserva inúmeras belezas naturais em seu Sítio Histórico.
Entre suas principais atações turísticas estão cachoeiras, a exemplo da do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, e também as diversas cachoeiras que podem ser encontradas na fazenda Veredas e na Ponte de Pedra. Vale a pena conhecer!
4 – São Miguel do Araguaia
Também um pequeno município de Goiás, começou a ser povoado no ano de 1952, e possui população estimada menor que 23 mil habitantes. Ao longo do tempo construiu uma história forte e chegou a ser conhecido como a capital do arroz do estado, durante um tempo.
Está situado a 483 km de Goiânia e a 50 km de Luiz Alves do Araguaia (o Rio Araguaia). É o ponto de acesso para a Ilha do Bananal, que, apenas para você ter noção, é a maior ilha fluvial do mundo! Possui paisagens simplesmente magníficas e as melhores prais fluviais que se pode imaginar.
A cidade vive do comércio, da agricultura, pecuária e também do turismo. Um dos maiores eventos sediados no município é a Cavalgada Ecológica, que já acontece há vários anos e se transformou em tradição. Começa em São Miguel e segue sentido ao distrito de Luiz Alves, percurso este que é feito a cavalo. A realização é uma parceria feita entre os moradores e fazendeiros do local, recebendo também turistas que se interessem.
5 – Aruanã
Visto como o centro Obelisco do Brasil, o município de Aruanã é também um dos que mais recebe turistas anualmente em Goiás. Isso porque o Rio Araguaia passa por ali, querido não apenas pelos goianos mas também por pessoas de todo o país.
Para aqueles que pretendem passar uma estadia na cidade, é possível encontrar hotéis e casas de hospedagem. No entanto, também é possível acampar em determinados locais, como nas margens do próprio Rio Araguaia e Rio Vermelho.
Também é o lugar perfeito para quem adora a pesca desportiva e qualquer atividade que envolva água. Se você ainda não conhece as belezas da cidade, já pode programá-la como o destino de sua próxima viagem!
6 – Mineiros
Para os fãs de cachoeiras, a cidade de Mineiros também é uma boa escolha. Localizada no sudoeste goiano, fica a 420 km de Goiânia e a 650 km de Brasília. Boa parte do Parque Nacional das Emas se encontra na região, representando um de seus destaques.
Para você ter ideia, a cidade concentra 120 cachoeiras, sendo que ainda podem haver outras que ainda não foram catalogadas. Os rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã ainda cortam um conjunto de serras, que recebem diversos turistas.
Com diversidade de fauna e flora, ainda conta com grutas e exuberantes piscinas naturais. Outro lugar que também pode ser visitado é a comunidade do Cedro, local onde são mantidas a cultura e tradição do povo negro. Bem ali existe um laboratório de pantas medicinais do cerrado.
7 – Colinas do Sul
Também considerada como uma das cidades turísticas de Goiás, é um município pequeno e, de acordo com o IBGE/2008, registrava população estimada em pouco menos que 4 mil habitantes.
Fica localizado nas proximidades do distrito de São Jorge e do espelho d’água Cana Brava. Vale lembrar que é a única cidade que possui terras da Chapada dos Veadeiros a ser banhada pelo Lago Serra da Mesa.
Seu potencial turístico está no fato de abrigar muitos rios, termas e cavernas, lugares esses, onde é possível praticar trilhas e pesca esportiva, além de banhos de rio.
8 – Formosa
Se você conhece a cidade de Formosa em Goiás, sabe que o nome do local condiz muito bem com suas características. Localizada a 282 km de Goiânia e a 80 km de Brasília, nasceu ainda no século 18, no tempo em que a capitania de São Paulo era quem comandava Goiás.
É um município que possui valiosa riqueza natural, com diversas cachoeiras. A de maior destaque é, sem dúvida, a Cachoeira do Itiquira, que fica a 34 km de distância do centro da cidade e é considerada como uma das mais altas de toda a América Latina, possuindo quedas de 168 metros.
Um dos pontos positivos é que ela não é de difícil acesso, fazendo com que idosos, crianças e pessoas com algum tipo de limitação possam chegar até lá com facilidade.
A Lagoa Feia também é outro ponto bastante conhecido, em toda sua exuberância de 6 quilômetros de comprimento e meio quilômetro de largura. Também é possível conhecer o Lajedo e suas vastas piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas, Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau e o Rio Bandeirinha, formado por várias cachoeiras.
Ainda vale lembrar que os praticantes de voo a vela consideram o município de Formosa como um dos melhores locais do país para a prática do esporte!
9 – Caiapônia
Localizado a 318 km da capital goiana, o município de Caiapônia também é conhecido por ser a casa de diversas cachoeiras. Entre as mais conhecidas, podem ser citadas: Cachoeira de São Domingos, Cachoeira de Samambaia, Cachoeira do Jalapa, Cachoeira do Sereno, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira da Abóbora, entre outras.
Como atrações turísticas ainda vale lembrar de suas serras e morros, a exemplo do Morro do Gigante e o Morro do Peão. Em seu centro urbano pode ser encontrado o Lago dos Buritis, e é por lá que acontecem as maiores festas da cidade, que sempre atraem diversos turistas.
10 – Jataí
A cidade de Jataí é considerada como uma das principais potências no que tange o agronegócio do país, mas não para por aí. Também apresenta bom potencial para turismo, uma vez que proporciona a seus habitantes uma das melhores qualidades de vida do estado, o que se estende para aqueles que estão apenas de passagem.
Nem todo mundo sabe, mas a cidade também possui águas termais, que brotam a 40ºC e são um bom atrativo para quem quer relaxar. Também concentra parques, lagos, cachoeiras e rios, fazendo com que clubes e confortáveis hotéis da cidade recebam anualmente milhares de turistas.
11 – Alto Paraíso de Goiás
Localizada na Chapada dos Veadeiros, a cidade está em área de proteção ambiental desde o ano de 2001. Para aqueles que procuram por atividades de turismo no município, é possível encontrar bares, restaurantes, pousadas e pequenas praças, sem contar com suas diversas cachoeiras.
No entanto, o ambiente que mais atrai atenção do público é a Vila de São Jorge, com característica rústica, não deixa o charme de lado e é ideal para quem pretende curtir momentos de paz, cercado de muito contato com a natureza e dispondo de suas belezas.
12 – Cidade de Goiás
Mais conhecida pelo nome de “Goiás Velho“, é uma das mais conhecidas cidades turísticas de Goiás. Cercada de história, já foi capital do estado e ainda conserva sua arquitetura colonial em quase 100% de sua estrutura, que por si só, já é uma grande atração turística.
A terra da grande Cora Coralina ainda concentra um museu em sua homenagem, que é aberto à visitação e se localiza na casa onde a poetisa morou por tanto tempo. Fora isso, os turistas ainda podem encontrar um vasto acervo de arte sacra nas igrejas seculares da cidade em museus.