A pré-seletiva do Prix de Lausanne, concurso internacional de dança considerado um dos maiores do mundo, será realizada pela primeira vez no Brasil, em Goiânia, nos dias 29 e 30 de setembro (sábado e domingo), reunindo bailarinos de diversas nacionalidades. A entrada para o público na final é gratuita.
A programação da pré-Seletiva para o Prix de Lausanne conta com diversas atividades ao longo dos dois dias de evento, como aulas com grandes profissionais da dança, ensaios e apresentações da competição. A seleção acontecerá no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções Goiânia, que fica na Rua 4 nº 1400, no Setor Central, em Goiânia.
A final será aberta ao público, com entrada gratuita. A pré-Seletiva é realizada pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) e produzida pelo Studio Dançarte, das irmãs Ariadna e Gisela Vaz, que é presidente do CBDD. O objetivo é selecionar quatro jovens bailarinos que vão viajar para a Suíça, com despesas pagas, para disputar o 47º Prix de Lausanne, de 3 a 10 de fevereiro de 2019. No Teatro Rio Vermelho, cada competidor deve apresentar um solo clássico das variações do Prix de Lausanne e um solo contemporâneo.
Os responsáveis por escolher esses participantes serão grandes profissionais da dança, internacionalmente reconhecidos. São eles: Kathryn Bradney, dos Estados Unidos, que é diretora artística e executiva do Prix de Lausanne; Igor Piovano, da Itália, que é gerente de produção do Prix de Lausanne; Gisela Vaz, do Brasil, que é presidente do Conselho Brasileiro da Dança; Lidia Segni, da Argentina, que é ex-diretora da Companhia Permanente de Ballet do Teatro Colón; e Claudia Zaccari, da Itália, coordenadora do Departamento de Ballet Clássico do Opus Ballet.
O Prix de Lausanne é uma das maiores competições de dança mundiais, sendo realizada anualmente pela Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique, desde 1973. Os vencedores da disputa suíça ganham bolsas de estudos e de estágio com duração de um ano em algumas das melhores companhias e escolas de dança do mundo, além de prêmios em dinheiro.
A programação do concurso internacional de dança
A Pré-Seletiva para o Prix de Lausanne tem início às 08h30 de sábado, quando cada bailarino recebe informações sobre sua inscrição, número que utiliza durante o processo avaliativo e vestiário que está à sua disposição para uso. Os competidores vão ser separados nas categorias Júnior (nascidos entre 10 de fevereiro de 2002 e 09 de fevereiro de 2004) e Sênior (nascidos entre 09 de fevereiro de 2000 e 09 de fevereiro de 2002).
Todas as atividades previstas são feitas no palco do teatro. Os participantes da categoria Júnior vão ter uma aula de ballet clássico das 9h30 às 11h, enquanto os da categoria Sênior vão fazer a aula das 11h15 às 12h45. Já das 12h45 às 14h, serão realizados os ensaios das variações clássicas da categoria Júnior. A programação será retomada meia hora depois, com a aula de contemporâneo para todos os bailarinos, que se encerrará às 16 horas.
Das 16h15 às 17h30, os participantes da categoria Júnior vão poder ensaiar suas variações contemporâneas. Já os competidores da categoria Sênior vão revisar as variações clássicas das 17h30 às 18h15 e as variações contemporâneas das 18h15 às 19h30, encerrando, assim, o cronograma do primeiro dia da Pré-Seletiva. As aulas de ballet clássico vão ser ministradas pela diretora do Prix de Lausanne, Kathryn Bradney, enquanto a de contemporâneo será comandada pelo gerente de produção do Prix de Lausanne, Igor Piovano.
Os demais jurados também vão estar presentes nas aulas de ballet clássico e de contemporâneo, para fazer observações, porém não participarão dos ensaios. As atividades de domingo são destinadas à apresentação das coreografias de cada participante para o júri, com a consequente escolha dos vencedores. A programação desse dia terá início às 9h, com o aquecimento dos bailarinos, até às 9h45.
As variações clássicas e contemporâneas de todos os competidores serão apresentadas para o corpo de jurados das 10 horas às 12h30. Depois disso, o júri fará uma reunião e anunciará quem serão os finalistas às 13h15. Os participantes escolhidos para a final da seleção terão das 13h30 às 14h30 para ensaiar suas coreografias, a fim de apresenta-las novamente das 14h45 às 15h45. A banca de jurados fará uma nova reunião e revelará, às 16h30, os quatro vencedores da pré-Seletiva, que irão disputar o Prix de Lausanne, na Suíça.