Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem acompanhar serviços, informações e utilidades públicas da saúde por meio de aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde, o DigiSUS. A ferramenta está disponível nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, e desde o lançamento, ocorrido há três anos, mais de um milhão de downloads já foram feitos. Por meio do aplicativo, a população pode acompanhar via celular, as consultas e exames ambulatoriais, nas UBS informatizadas; dispensação de medicamentos; visualização do histórico de suas solicitações; posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes; entre outras funcionalidades.
Pela ferramenta é possível ainda avaliar o atendimento recebido nas unidades públicas de saúde, e denunciar fraudes em qualquer canto do país, além de possibilitar aos gestores municipais, estaduais e da União um planejamento adequado do setor, permitindo o aprimoramento dos serviços.
De acordo com o Ministério da Saúde, a plataforma permite que o usuário consiga encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos próximos de sua residência; identificar farmácias participantes do Aqui tem Farmácia Popular e acompanhar os medicamentos que o cidadão retirou, além de avaliar o atendimento desses serviços. Também é possível acessar uma linha do tempo de cada atendimento realizado pelo SUS, além do Cartão Nacional de Saúde e os dados pessoais, com informações sobre nutrição e alergias.
O DigiSUS é interligado às 19.788 Unidades Básicas em Saúde (UBS) que já estão informatizadas em 3.780 municípios, totalizando 106.179.196 pessoas cobertas. Ao todo, 11 sistemas estão integrados no aplicativo, entre eles o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Farmácia Popular e os Sistemas Nacional de Transplantes (SNT), de Regulação (SISREG), de Atenção Básica (e-SUS AB) e o Hemovida.
Como baixar o aplicativo do SUS
Para baixar o aplicativo é necessário acessar a loja virtual compatível com cada smartphone (Android ou iOS). No primeiro acesso é preciso informar o CPF, nome da mãe e email.
O próximo passo é feito pelo app, que após localizar o seu cartão, enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após esta etapa, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.
Caso não consiga entrar no aplicativo do SUS, o Ministério da Saúde recomenda que o usuário procure a unidade de saúde mais próxima para que o cadastro possa ser realizado. Para mais informações, o interessado por entrar come contato com a Ouvidoria do SUS, pelo número 136.