Goiânia recebe no próximo sábado, dia 22, a campanha de vacinação contra raiva animal. Mais de 400 postos oferecerão a vacina antirrábica para cães e gatos que tenham três meses de vida ou mais. A ação é realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A meta da campanha é vacinar 160 mil animais, o que corresponde a 80% de uma população estimada em 200 mil cães e gatos. Goiânia recebeu 200 mil doses para a mobilização deste sábado. Durante a campanha antirrábica de 2017, foram vacinados 153.900 cães e 18.896 em gatos, um total de 172.796 doses aplicadas.
De acordo com o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS Goiânia, Gildo Felipe de Paula, a campanha é de extrema importância e visa garantir o controle da raiva nos cães e gatos e evitar que a doença atinja a população humana.
Os pets a partir dos três meses de idade devem ser vacinados e precisam estar saudáveis. É importante que os bichos sejam conduzidos aos postos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo durante a vacinação.
Postos de vacinação contra raiva
Para este sábado, a Prefeitura disponibiliza 401 postos de vacinação contra raiva, que estarão abertos das 8h às 17h. Confira abaixo a lista completa dos postos distribuídos em todas as regiões de Goiânia e escolha o mais próximo de você.
Raiva Animal
A raiva é uma doença viral que atinge animais e também humanos. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. A vacina é gratuita e considerada a forma mais eficaz de evitar que o vírus se espalhe.
Se a pessoas for agredida por um animal, a SMS orienta para que a vítima procure imediatamente uma unidade de urgência 24 horas. Os profissionais de saúde vão avaliar o caso e orientar qual a melhor conduta em relação ao ferimento e ao animal.
De acordo com boletim do Ministério da Saúde, a vacinação antirrábica no país resulta em ganhos positivos para a saúde pública, e já fez com que “o Brasil saísse de um cenário de mais de 1.200 cães positivos para raiva e uma taxa de mortalidade de raiva humana por cães de 0,014/100 mil habitantes em 1999, para um cenário de 13 casos de raiva canina e nenhum caso de raiva humana por cães em 2017.”