No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

Minissérie ‘Assédio’ traz mulheres que vencem a dor e denunciam médico violador

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 16/09/2018 às 07:10
Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

Ao som da tradicional canção natalina “Noite Feliz”, detalhes de corpos femininos surgem na tela, em uma reconfortante harmonia. O clima pacífico, porém, cede aos poucos lugar para o incômodo, e a própria trilha sonora segue por um caminho mais sinistro. Até que a palavra ‘assédio’ assume todo o campo visual, com um detalhe aterrador: um fórceps surge no alto e leva um naco da palavra.

É como um alerta para que se apertem os cintos – a minissérie Assédio, cujos 10 capítulos estarão disponíveis pela Globo em seu canal Globoplay a partir do dia 21, trata de um assunto tão urgente como delicado. Livremente inspirada no livro “A Clínica: A Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih”, de Vicente Vilardaga, a obra ficcionaliza a história de um grupo de mulheres que formam uma rede para denunciar os abusos sexuais cometidos por um médico bem-sucedido e respeitado, Roger Sadala (vivido por Antonio Calloni). Como o profissional que lhe serviu de inspiração, Sadala é especialista em reprodução assistida e sua onda de crimes aviltantes começa a se tornar pública quando uma de suas vítimas rompe o silêncio e torna público o que era restrito ao consultório.

Leia também

Dia das Mães opções de lugares para comemorar a data em Goiânia

Dia das Mães: opções de lugares para comemorar a data em Goiânia

Ao vivo em Goiás, programa Encontro ressalta a culinária e outras belezas do estado

Ao vivo em Goiás, programa Encontro ressalta a culinária e outras belezas do estado

“A história se torna uma saga quando outras quatro mulheres, auxiliadas por uma jornalista, aumentam o coro das denúncias”, comenta Amora Mautner, que assina a direção artística da minissérie. Sua presença, aliás, é essencial para que Assédio se transforme na mais importante série dos últimos tempos. Afinal, cada capítulo foi cirurgicamente preparado, desde a definição das cores frias, gélidas, que compõem as cenas até a angulação que privilegia detalhes dos corpos. “A luz é de hospital, quase de um IML, o que representa uma morte simbólica – isso explica a opção de privilegiar apenas algumas partes do corpo das mulheres.”

Com um vasto currículo de séries e novelas (com destaque para a já clássica Avenida Brasil, de 2012), Amora estava em férias quando recebeu da Globo o convite para dirigir Assédio. Ao ler o roteiro escrito por Maria Camargo (com Bianca Ramoneda, Fernando Rebello e Pedro de Barros), percebeu que o tema era explosivo e atual. “O DNA da história era a dor daquelas mulheres e sua superação. Percebi que poderia ser uma série de sentimentos.”

Com um texto bem elaborado, a diretora começou seu trabalho artístico. E basta uma conversa com Amora para se surpreender com sua estética apurada. Conhecedora do cinema mundial, ela buscou inspiração, por exemplo, em filmes gregos contemporâneos como Miss Violence e seu estilo frio e formal para revelar a violência cometida contra a mulher. Assim, de uma forma absolutamente detalhada e detalhista, Amora revela, de maneiras e ângulos diferentes, a sensação de mal-estar e desordem que se espalha pelo mundo.

Ao trabalhar com a temporalidade (em um mesmo capítulo, a ação pode se passar nos anos 1990 e dar um salto para os 2000), a diretora mostra a dor de Stela (Adriana Esteves), Eugênia (Paula Possani), Maria José (Hermila Guedes), Vera (Fernanda DUmbra) e Daiane (Jéssica Ellen), mulheres que buscavam a maternidade, mas foram iludidas por Roger Sadala. É particularmente dolorida, mas necessária a forma como a diretora filmou o estupro sofrida por elas. “As atrizes se sentiram incomodadas ao ler o roteiro e, durante a filmagem, a dor se tornou explícita.”

Tal veracidade, aliás, só foi conquistada graças à relação de Amora com o elenco. “Ela é como um aquecedor de set, fazendo com que atuássemos de uma forma inovadora”, conta Mariana Lima, que vive a mulher de Sadala. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags: amora mautnerassédiotv

Notícias relacionadas

Fica 2025 anuncia apresentações culturais e shows selecionados para o festival

Fica 2025 anuncia apresentações culturais e shows selecionados para o festival

Foi anunciada na última quarta-feira (30) a relação de projetos artísticos escolhidos para compor a programação cultural do Festival...

Arraiá do Bem 2025 confirma shows de Leonardo, Xand Avião, Humberto e Ronaldo e mais

Arraiá do Bem 2025 confirma shows de Leonardo, Xand Avião, Humberto e Ronaldo e mais

Grandes nomes da música brasileira vão transformar Goiânia em um dos principais destinos juninos do país. De 6 a...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.