Um homem de 52 anos foi detido após quase ser linchado por populares em frente à Avenida Ararás, na Vila Brasília, local onde foi encontrado pela população depois de fazer propostas a uma criança de dez anos a a um restaurante próximo do Templo Mãos Postas, em Aparecida de Goiânia.
Segundo os policiais militares, eles patrulhavam na região quando perceberam uma confusão. “As pessoas queriam linchá-lo por causa de coisas que ele havia dito a uma criança”, disse um comerciante que viu a confusão do outro lado da rua. Homem havia sugerido para uma menina de 10 anos dinheiro para que ela fosse a sua casa “fazer uma coisa gostosa”.
O suspeito tem passagem por injúria, ameaça e difamação na Delegacia da Mulher de Trindade.
Homem mora na Vila Brasília
Segundo contou ao Portal Dia Online, o tenente Rafael Nogueira, com sua equipe, encontrou na casa do homem roupas de crianças que ele afirmou que vendia em Trindade. “Elas estavam em sacos de lixo preto em um barracão sujo e bagunçado. Havia filmes pornográficos em DVDs também”, conta.
Ainda segundo o policial, o homem queria levar a criança para sua casa, mas a menina contou imediatamente à mãe, dona do restaurante e outras pessoas que estavam no local escutaram. “Ele então correu e foi perseguido, momento em que nós conseguimos deter o tumulto”.
A vítima, o suspeito e testemunhas foram levadas para o 1º Distrito Policial. “Mas, como não houve materialidade, o suspeito foi solto. Caberá ao inquérito da Polícia Civil apurar se o homem, quem sabe, não fez vítimas em Trindade”, diz o tenente.
Para os policiais, o suspeito contou que mora em Aparecida de Goiânia há seis meses. Ele vende roupas e objetos em feiras em Trindade.
Ainda que não haja uma legislação específica para tratar apenas de assédio sexual no Brasil, nosso Código Penal prevê, sim, punição para os assediadores – que vai de multa a detenção por até dois anos. Quando se fala em assédio sexual no ambiente de trabalho, vale o que diz no artigo 216-A do Código Penal, que considera crime “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.