A Polícia Civil (PC) apresentou na tarde desta quarta-feira (12/9) cinco integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de gado em Goiás. Os homens foram presos na terça-feira, 11 de setembro, em Nova América, a 280 quilômetros de Goiânia, após quatro meses de investigação. De acordo com a PC, o grupo criminoso já causou prejuízo de mais de R$ 240 mil em três assaltos ocorridos no começo do ano.
A quadrilha, sempre armada, atuava invadindo propriedades rurais, onde imobilizavam os caseiros e em seguida fechavam o gado em caminhões alugados e transportavam até Brasília, onde seguiam para Bahia para serem vendidos.
Segundo informações da Polícia Civil, o grupo criminoso agia, na maioria das vezes, durante o dia. Parte da quadrilha seguia para Brasília com a carga, enquanto o restante ficava no local do crime até a entrega da carga. Eles ainda roubavam produtos das fazendas como televisões, computadores e outros eletroeletrônicos.
Durante a coletiva de apresentação, a PC informou ainda os mesmos criminosos, identificados como Edson Lima Assunção, Ricardo Antônio Pereira da Silva, Lucas Rodrigues da Silva, Hudson da Silva Santos e Francisco Cleiber da Silva, haviam sido presos em 2015 pelos mesmos crimes.
Prisão da quadrilha especializada em roubo de gado em Goiás
Os suspeitos foram presos em flagrante durante um roubo em uma fazenda em Crixás, interior do estado. Depois de algumas horas de procura pela região, os policiais descobriram que os irmãos Lucas e Francisco conduziam uma Montana vermelha pela rodovia, fazendo a escolta de dois caminhões carregados com gado roubado.
Na ocasião, quando os caminhões e os irmãos foram abordados, eles tentaram fugir na Montana mas foram impedidos por outra equipe policial. Na tentativa de fuga, os suspeitos acabaram batendo na viatura policial recém-chegada, provocando ferimentos leves nos policiais.
Os policiais se deslocaram até a fazenda de onde os suspeitos teriam roubado o gado e encontraram os outros integrantes da quadrilha. Hudson, Edson e Ricardo estavam vigiando o caseiro até o gado chegar ao destino.
A prisão dos suspeitos foi realizada sob a orientação dos delegados Alzemiro José e Glaydson Divino, juntamente com a Delegacia de Rubiataba. Dois homens continuam foragidos. Veja as fotos dos foragidos: