O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho em Goiás nesta terça-feira (11/9), com registro de umidade do ar abaixo de 12%. Neste período de seca, o órgão alerta ainda para o grande risco de incêndios florestais, além dos riscos à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros problemas. A última atualização do INMET foi feita às 14h10 de hoje.
A baixa umidade do ar deve continuar em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais nos próximos dias. No estado, as principais áreas afetadas são as regiões do Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano.
Já nos outros estados e no Distrito Federal, o aviso são para as seguintes áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense e Sudoeste Mato-Grossense.
O Instituto orienta algumas ações que podem prevenir doenças causadas pela baixa umidade do ar. Confira abaixo quais são:
- Beber bastante líquido;
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.;
- Evitar bebidas diuréticas (café e álcool);
Em Goiânia, a umidade do ar deve ficar entre 12% e 10%. Existe um risco de que a umidade alcance o pior índice do ano, de 7%, registrado no começo do mês de agosto. Hoje é quinto dia seguido de alerta vermelho em Goiás. A situação pode melhorar apenas na próxima semana, onde a previsão é que a umidade do ar chegue aos 30%.
Última chuva em Goiás
Desde o dia 20 de maio, o último registro de boas chuvas em Goiás foi feito no dia 8 de agosto. Um alívio para os goianos, que viram o termômetros apontarem um aumento de 40% na umidade do ar. A temperatura também desceu para os 22,1 ºC, registrando uma queda de 7ºC.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 13,1 milímetros. Já o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEGO), em uma só noite, registrou um total de 77,2 milímetros de água da chuva.