O funkeiro Wagner Domingues Costa, o Mr. Catra, de 49 anos, que morreu neste domingo (9/9), por volta das 15h20, era natural do Rio de Janeiro e estava internado no hospital Hospital do Coração (HCor), na capital paulista. Catra deixou três esposas e 32 filhos.
A assessoria de imprensa do cantor comunicou o falecimento de Catra, que ocorreu em decorrência de um câncer gástrico. O funkeiro emagreceu mais de 30 kg nos últimos meses.
A causa da morte de Mr. Catra ainda é motivo de medo e preocupação entre a maioria da população, entretanto, o grande público tem somente noções superficiais sobre o que é, realmente, o câncer gástrico.
Conheça o câncer que matou o funkeiro
Também conhecido como câncer gástrico, o câncer de estômago vigora em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são diagnosticados mais de 20 mil novos casos de câncer gástrico por ano.
A infecção pela bactéria H. pilory, o consumo de alimentos em conserva ou conservados em sal e a má conservação de alimentos têm sido apontados por muitos especialistas como uma das causas mais prováveis de câncer de estômago. Mas como o número de equipamentos de refrigeração, usados principalmente para a conservação de alimentos, tem aumentado em todo o mundo, as taxas deste tipo câncer caíram consideravelmente, principalmente em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Inglaterra.
Tipos
O câncer de estômago se manifesta, geralmente, em três tipos diferentes: adenocarcinoma (correspondente a 95% dos casos), linfoma (3% dos casos) e leiomiossarcoma (2%). Adenocarcinomas são um tipo maligno de tumor que acometem células secretoras e que podem acontecer em qualquer parte do corpo. Já os linfomas são um tipo específico de tumor que afeta células do sistema linfático. Um leiomiossarcoma, por sua vez, é um tipo de tumor que afeta os tecidos que dão origem aos ossos e músculos do corpo.
Causas
Não se sabe ao certo o que causa o câncer de estômago, mas sabe-se que há uma forte correlação entre a infecção pelo H. pilory, uma dieta rica em sal e em alimentos defumados e em conserva e o desenvolvimento de câncer gástrico. Em geral, o câncer de estômago começa quando ocorre um erro no DNA da célula. Essa mutação faz com que a célula cresça e se multiplique rapidamente. As células cancerosas acumuladas formam aquilo que chamamos de tumor, podendo invadir outras partes do corpo também, podendo se espalhar por todo o organismo.
Fatores de risco
Os médicos apontam alguns fatores como de risco para o desenvolvimento de um câncer no estômago. Veja: Alimentar-se por uma dieta rica em alimentos salgados, defumados e em conserva Ter uma dieta pobre em frutas e legumes Comer alimentos contaminados Ter histórico familiar de câncer de estômago Ter uma infecção por Helicobacter pylori Sofrer de uma inflamação do estômago a longo prazo Ter anemia perniciosa Ser fumante Apresentar pólipos do estômago
Sintomas de Câncer de estômago
Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Alguns sinais da doença podem, na verdade, ser confundidos com outras doenças gástricas, a exemplo da gastrite, úlcera e outros problemas. Os principais sintomas são:
- Fadiga Sensação de inchaço após comer
- Sensação de saciedade após ingerir pequenas quantidades de alimentos
- Azia grave e persistente
- Indigestão grave
- Náuseas persistentes e aparentemente sem explicação
- Dor de estômago
- Vômitos persistentes
- Perda de peso não intencional
- Vômito com sangue ocorre em cerca de 10 a 15% dos casos de câncer de estômago.
Também podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).
Quando o exame físico está sendo realizado, o paciente com câncer pode sentir dor no momento em que o estômago é palpado.
Mr. Catra terá dois velórios
O cantor de funk terá dois velórios: o primeiro já acontece desde 1h da madrugada desta segunda-feira (10/9), em Guarulhos (SP), na Avenida Octávio Braga de Mesquita, 3535, Taboão.
Entretanto, a assessoria de imprensa do funkeiro confirmou que haverá um segundo velório no Rio na próxima terça-feira (11/9).