A partir de segunda-feira já pode solicitar carteira de identidade pela internet em Aparecida
Carteira de identidade pela internet? Sim, para quem não quer esperar na fila de qualquer uma das unidades do Vapt Vupt de Aparecida de Goiânia a partir de segunda-feira (10/9) pode agendar a emissão de Carteira de Identidade.
Depois de o sistema ser implantado no Portal Shopping e no Aparecida Shopping, chegou a vez de utilizá-lo no Buriti Shopping e Garavello.
A medida visa evitar que quem precisa do documento tenha de pegar filas, por meio do agendamento pela internet – da mesma forma que já é feita para a solicitação do passaporte.
Quem quiser, pode fazer o pedido por meio do endereço virtual no site do Instituto de Identificação Virtual (https://iivirtual.ssp.go.gov.br).
A medida é uma parceria das Secretarias de Gestão e Planejamento e da Segurança Pública. Agora, o cidadão vai ser atendido com dia e horário marcados.
Para quem não tem acesso à internet, existe uma saída: basta pedir o agendamento no Balcão @Atende+, de qualquer unidade do Vapt Vupt.
O serviço não é complicado e pode ser acessado por qualquer celular com acesso à internet. Ao entrar no link, você escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão. Simples.
Documentos para solicitar carteira de identidade
Após o agendamento, o cidadão deve ficar atento aos documentos obrigatórios para emissão do documento de identidade. Eles vão ser conferidos antes do atendimento presencial:
1ª via
- Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras;
- Menores de 16 anos devem comparecer com responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu RG original e cópia para cada menor)
- Para os menores assistidos pelo Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar;
- Para incluir o CPF no RG, basta apresentar documento original e 1 cópia.
2ª via
- Certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento (se casado, divorciado com averbação ou viúvo com averbação de óbito) original e cópia legível e sem rasuras;
- Menores de 16 anos devem comparecer com o responsável (pais, avós, tios de 1º grau ou irmãos maiores 18 anos munido do seu RG original e cópia para cada menor);
- Os menores assistidos por Conselho é indispensável a declaração do Conselho Tutelar;
- A inclusão do CPF é opcional, basta apresentar original e 1 cópia;