Em meio a tanta beleza e história que podemos encontrar no estado de Goiás, está nossa pequena preciosidade chamada Pirenópolis. Para quem pouco conhece o município, foi um dos primeiros a ser fundado no estado e possui enorme valor cultural e histórico para o povo goiano. Está pensando em fazer uma visitinha por lá mas ainda não sabe exatamente o que fazer em Pirenópolis? Nós podemos te ajudar!
Conhecida apenas como “Piri” entre os mais íntimos, já foi um importante centro urbano entre os séculos 18 e 19, com mineração de ouro, comércio, agricultura e produção de algodão para exportação. Agora, se firma como um de nossos patrimônios, recebendo turistas que vem de todos os cantos do Brasil, apenas para conhecerem um pouquinho dos tesouros do município. Confira algumas das principais atividades que o lugar oferece:
O que fazer em Pirenópolis durante a noite?
Como bem sabemos, o ponto forte da cidade está em suas cachoeiras e atrações turísticas, ideais para visitas durante o dia. No entanto, não vá pensando que as noites são sem graça e que você estará fadado a ficar em um quarto de hotel. Se nunca foi até a região, te apresentamos a Rua do Rosário, mais conhecida pelo nome de Rua do Lazer.
O local se transforma em ponto de encontro entre os turistas e até mesmo moradores locais durante a noite. É possível encontrar uma variedade de estabelecimentos, com restaurantes e bares que agradam a todos os gostos. Na rua, a passagem de veículos fica impedida, uma vez que as mesas e cadeiras ao ar livre se transformam em um verdadeiro salão de comes e bebes. Vale a pena conhecer!
Conhecer o Centro Histórico de Pirenópolis
Além de ser um lugar com inúmeras belezas naturais, também é cercado de muita história. O centro histórico da cidade é ornado com casarões e igrejas construídos ainda no século 18. Destaque para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que além de possuir um projeto arquitetônico encantador, ainda apresenta um lindo museu de arte sacra para os fiéis e visitantes.
No altar-mor é possível encontrar uma imagem do Senhor do Bonfim, esculpida em madeira e em tamanho natural, que foi trazida da Bahia. É sem dúvida, um símbolo tradicional da cultura da cidade. Fechado para visitação apenas nos dias de terça e quarta, funciona no restante da semana entre os horários das 7h às 17h.
Fazer uma visita ao Parque Estadual dos Pireneus
Também conhecido apenas como Parque dos Pireneus, abrange terras de três municípios: Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás, se estendo por quase 3 mil hectares. Quem visita o local fica especialmente encantando, pois infelizmente, encontrar tesouros de cerrados rupestres é algo que foge do comum para todos nós.
O parque oferece para seus visitantes trilhas, cachoeiras com poços para banhos e ainda é possível encontrar o Pico dos Pireneus, que guarda em seu cume uma pequena capela que é dedicada à Santíssima Trindade. É um lugar que vale a pena conhecer!
Ir até a Ponte Pênsil Dona Benta
Quem procura o que fazer em Pirenópolis, não pode deixar de conhecer a Ponte Pênsil Dona Benta. Embora a paisagem em seus arredores esteja precisando de manutenção, não é motivo para tirar o charme e todo valor histórico da ponte.
Fazenda Babilônia
Para aqueles que vão até Pirenópolis para conhecer sua riqueza histórica, é indispensável adicionar a Fazenda Babilônia como um ponto de parada. Apenas para que você tenha ideia, ela foi construída por escravos em meados do século 18. Tombada como Patrimônio Nacional, ainda permanece bem preservada, embora alguns ambientes como a senzala, precisem de manutenção para resgatar seu valor.
Por outro lado, além de oferecer aos visitantes paisagens deslumbrantes e projetos arquitetônicos coloniais, a fazenda também resgata toda a gastronomia daquela época, disponibilizando refeições preparadas com mais de 40 itens produzidos com produtos da própria fazenda. Destaque para o café, que é diferente de tudo que você já tenha experimentado!
Telefone: (62) 99294-1805
Funcionamento: Visitação aos sábados e domingos, das 9h às 15h30
Santuário de Vida Silvestre Vagafogo
Não é à toa que o nome do lugar possui a palavra “santuário” no nome. Para os amantes da natureza este é o lugar perfeito, com muito contato com espaços verdes, trilhas que te levam para conhecer a mata, córregos e piscina natural. Como serviços oferecidos à parte, também é possível desfrutar de rapel e arvorismo. Mas claro, tudo isso em muito contato com a natureza e acesso à vida selvagem.
Telefone: (62) 3335-8515
Endereço: Rua Frota, S/N – Alto do Carmo, Pirenópolis – GO, 72000-980
Cachoeiras
O que não falta em Pirenópolis são cachoeiras para todos os gostos. Algumas “são feitas” apenas para admirar, enquanto outras já permitem que o turista tome banho e até mesmo encare aventuras de rapel. No entanto, a maior parte delas se concentra em reservas ecológicas, o que significa que é preciso pagar determinado valor para conhecê-las. Em todo caso, ainda é recomendado que para ter acesso a elas se contrate um guia, uma vez que é preciso fazer longas trilhas até chegar aos locais.
Confira agora algumas entre as mais populares cachoeiras do município:
1 – Cachoeira do Rosário
Sem dúvida, a mais procurada. Os visitantes comentam que o atendimento logo na entrada já é especial, fazendo com que a pessoa se sinta confortável e preparada para deslumbrar as belezas que ainda estão por vir. Chegando na cachoeira, que possui queda de 40 metros, os mais aventureiros ainda podem praticar rapel e terminar o passeio em uma linda piscina natural. O ambiente também é ótimo para banhos e o caminho até lá dispõe de trilhas bem sinalizadas.
Telefone: (62) 98417-6565
Endereço: Fazenda Cachoeira do Rosário – GO-338, Km 25, A direita 10 km, – Saída para Goianésia – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
2 – Cachoeira dos Dragões
Ainda procurando o que fazer em Pirenópolis? Que tal desfrutar da Cachoeira dos Dragões então? Um lugar completamente paradisíaco, formado por um complexo de 8 cachoeiras, que podem ser percorridas em uma trilha de 4,3 km. O acesso até o local é um pouco difícil, com estradas de chão, mas segundo quem já fez aquela visitinha, não há grandes problemas para chegar lá de carro.
Telefone: (62) 98321-0012
Endereço: Rodovia Go 338 | Várzea do Lobo, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil
3 – Cachoeiras Bonsucesso
Embora não dê para chegar até as cachoeiras a pé, é uma das mais próximas de Piri. São excelentes para banho, com águas límpidas e geladas, apresentando também vastas belezas naturais. Sem dúvida, a Cachoeira da Lagoa Azul é mais impressionante de todas, mas também é a última do percurso. Vale muito a pena fazer uma visita!
Telefone: (62) 99605-1176
Endereço: Estrada Para Fazenda Tres, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil
4 – Cachoeira da Meia-Lua e da Usina
Para quem busca por um passeio mais próximo e barato, esta não deixa de ser uma excelente opção. Com acesso relativamente fácil, possui pequenas quedas d’água e transformam a paisagem em um cenário encantador. O estacionamento fica a cerca de 200 metros de distância das cachoeiras e ainda é possível encontrar lanchonetes por lá.
Endereço: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás 72980-000, Brasil
5 – Cachoeira das Araras
Mais uma daquelas opções baratas de Pirenópolis, a cachoeira não fica muito distante da cidade e o acesso também não é muito difícil. Possui um ambiente bastante agradável e é ótimo para passar o dia. Possui um grande lago para banhos, águas cristalinas e boa estrutura para o atendimento dos visitantes.
Telefone: (62) 99925-1040
Endereço: GO-338 – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000
6 – Cachoeira do Abade
Esta é uma cachoeira com bancos de areia e poços para nadar, tudo em uma reserva com vegetação nativa, muitas trilhas, lanchonete e guias. Vale a pena se aventurar pelo local!
Telefone: (62) 98145-9597
Endereço: Estrada dos Pireneus, Km 17, s/n – Pirineus, Pirenópolis – GO, 72980-000
7 – Cachoeira do Lázaro e de Santa Maria
Concentradas dentro da Reserva Ecológica de Vargem Grande, possuem suas particularidades. A de Santa Maria tem acesso mais fácil, permitindo que idosos e crianças cheguem lá com maior facilidade. Possui 8 metros de queda, poço mais fundo e uma prainha, perfeita para banhos.
Enquanto isso, na do Lázaro o acesso é bem mais complicado, mas a cachoeira apresenta queda de 7 metros e é melhor para duchas. No entanto, conta com salva-vidas durante os finais de semana e nas altas temporadas (janeiro e julho).
Telefone: (62) 99652-6857
Endereço: Fazenda Vargem Grande – Rodovia Parque dos Pireneus, Km 9 – Gleba I, Pirenópolis – GO, 72980-000