Até o momento, 43 registros de candidatura em Goiás foram considerados inaptos a participarem das eleições 2018. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5/9) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que recebeu 1.206 pedidos de registros de candidatura e até hoje julgou 534 desses requerimentos.
O TRE-GO explica que dos 43 registros inaptos, 36 são por renúncias e sete com indeferimentos, sendo um candidato ao cargo de deputado federal, e seis para deputado estadual.
São eles: Welle Mauany Batista Rocha (A Mudança É Agora II), candidata ao cargo de deputada federal, Alison Flavio de Oliveira Maia Medeiros (A Mudança É Agora V), Andressa Ketllyn Morais Ferreira (A Mudança É Agora V), Daniella Vaz Monteiro (Goiás Avança Mais – III), Edimar Rodrigues Pires (Goiás Avança Mais – III), Maria de Lurdes Ribeiro Gomes (Goiás Avança Mais – III), Paulo Roberto de Morais Cândido (Goiás Avança Mais – III), candidatos ao cargo de deputado estadual.
Até o último dia 29, o TRE havia registrado 1.134 pedidos de registro de candidatura recebidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Destes, 17 requerimentos foram impugnados, sendo 13 apresentados pelo Ministério Público Eleitoral, e 12 com base na Lei da Ficha Limpa.
Os registros de candidatura, após serem submetidos à Justiça Eleitoral, podem ser impugnados (contestados) por candidato, partido político, coligação ou Ministério Público. O prazo para impugnação é de cinco dias a partir da publicação de edital dos pedidos realizados no Diário da Justiça Eletrônico.
Análise de registros de candidatura em Goiás
A justiça eleitoral prevê que até o próximo dia 9 sejam julgados 900 processos em Goiás. De acordo com o calendário eleitoral, o prazo final para examinação dos registros é dia 17 de setembro.
O TRE informa que os julgamentos e informações sobre as candidaturas às eleições 2018 podem ser acompanhadas pelo
Os resultados dos julgamentos e outras informações sobre as candidaturas às Eleições 2018 podem ser acompanhadas pelo Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais, o DivulgaCandContas.