Estudantes, professores, diretores e servidores da Educação da rede estadual de Goiás foram recebidos e homenageados pelo Estado de Goiás, por meio do secretário da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Flávio Peixoto, na tarde desta segunda-feira, 3, no Palácio das Esmeraldas.
É o reconhecimento pela dedicação e empenho de toda a comunidade escolar que fez da rede pública goiana a líder nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II. No Ensino Fundamental I, o Estado ficou na 2ª colocação.
Goiás cumpriu todas as metas de crescimento estabelecidas, e está entre os poucos estados que alcançaram a meta no Ensino Médio. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC)
Na ocasião, o governador José Eliton enfatizou que o “extraordinário resultado” no Ideb é uma demonstração da força e da pujança do Estado na Educação. “Demonstra ainda a força dos alunos, professores, da turma da merenda, administrativo, coordenadores, enfim, todos que fazer uma educação campeã”, pontuou.
O governador falou de sua alegria em ver o Brasil reconhecer e reverenciar Goiás pela sua Educação. “Outros estados são mais ricos, mas nenhum tem a Educação que nós temos. Temos alunos dedicados, que se preocupam com seu futuro e com o futuro do Estado. Temos professores bem formados, 100% deles com ensino superior. Temos hoje a melhor Educação do Brasil”, comemorou José Eliton.
Rede estadual
“Hoje é um dia histórico, somos campeões e devemos isso a vocês que aqui estão”, disse Flávio Peixoto, ao recepcionar a comunidade escolar. O secretário enfatizou o entusiasmo de todos da Educação com as notas alcançadas pela rede e a importância da valorização dos números.
“Precisamos lembrar que esses números representam a consolidação de vários investimentos feitos na Educação, principalmente nos últimos oito anos”, observou.
Flavio citou as melhorias na infraestrutura e a valorização dos professores da rede estadual. “Tudo isso fez com que Goiás fosse campeão. Mas, antes de mais nada, deve-se esse resultado ao professor que sabe ensinar e aos alunos, que souberam aprender e a todos que fazem parte da Secretaria Estadual de Educação. Parabéns, Goiás. ”
Aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Pedro Gomes, Victor Hugo Xavier Dias representou os estudantes durante a homenagem e falou da satisfação em fazer parte da rede estadual de Goiás. Para ele, o resultado do Ideb reflete bem o dia a dia em sala de aula. “A gente trabalhou arduamente para chegar aqui hoje e ter esse reconhecimento pelo esforço que nós tivemos”, salientou.
A estudante Larissa Alves, do 3º ano do Ensino Médio do Centro Educacional de Tempo Integral Luís Perillo, falou do orgulho em ver Goiás se destacar com a nota do Ideb. “Pude perceber que a gente não se destacou só pela Educação, mas como Estado”, disse e enfatizou a importância da Escola de Tempo Integral. “Esse novo modelo nos dá a chance de avançar, aprender muito. Desperta, inclusive, em alunos antes desinteressados, a vontade de aprender, de crescer”, reforçou.
Dados do Ideb
Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram Goiás com nota 4,3 no Ensino Médio, superior à projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que era 4,2. Já no Ensino Fundamental II, a média foi 5,2, ou seja, 0,4 a mais que o estipulado (4,8).
No Ensino Fundamental I, Goiás apresenta crescimento de um ponto: o Inep apresentou meta de 5,6, mas a rede estadual goiana fez 6,6. As provas foram realizadas em 2017.