De acordo com dados colhidos pelo IBGE em 2017, Goiânia é a segunda maior cidade de todo o Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal. Por outro lado, ainda é a maior cidade do estado de Goiás, abrigando quase 1,5 milhões de habitantes. Considerando estas informações, é natural imaginar que o turismo em Goiânia seja forte e que ainda possua potencial crescimento.
Para aqueles que estão apenas de passagem ou que se mudaram recentemente para a região, vale lembrar que a capital goiana dispõe de um leque de lugares que valem realmente a pena conhecer. Abaixo separamos uma lista com os melhores e maiores parques da capital, apresentando também outros lugares que podem ser do seu interesse.
Além dos aqui mencionados, você ainda pode conferir listas que já fizemos com os melhores bares e pubs, que certamente, também fazem parte das possibilidades para turismo em Goiânia. Conheça!
Confira agora alguns lugares para turismo em Goiânia:
1 – Praça Cívica
Para quem pretende conhecer Goiânia, a Praça Cívica é sem dúvida um ponto de parada obrigatório. Foi inaugurada no ano de 1933, e é considerada como o marco inicial da construção em nossa capital. É um espaço arborizado localizado bem no centro histórico, com monumentos, edifícios cívicos, museus e também é onde concentra o Palácio das Esmeraldas.
2 – Parque Areião
O parque também fica entre os mais conhecidos da região, contando com amplas pistas de corrida, ideais para quem pretende fazer aquela caminhada para manter a saúde em dia. Também oferece a seus visitantes um espaço infantil e vasta área verde que dispõe de um lago. Contato com a natureza é o ponto forte!
3 – Parque Flamboyant
Localizado em uma região nobre de Goiânia, o parque conta com ótimas pistas para caminhada e um espaço verde amplo, ideal para um passeio com os amigos e piqueniques ao ar livre.
4 – Parque Vaca Brava
O nome do parque faz referência a uma das três fazendas que foram utilizadas durante o processo de construção da cidade. Também oferece para seus visitantes pistas para caminhadas, um ambiente arborizado, lago e chafariz.
5 – Parque Lago das Rosas
O parque foi construído na década de 40 é o mais antigo da capital. Antes de ser construído, o local continha um grande jardim de rosas, o que justifica a escolha de seu nome. É possível encontrar diversas plantas pelo parque e um amplo espaço verde, sendo o lugar ideal para fazer aquela roda de violão com os amigos. É ali que também se encontra outro ponto turístico: o zoológico, que tem acesso a partir do parque.
6 – Bosque dos Buritis
O bosque é um dos espaços verdes mais visitados de Goiânia, considerado como o mais antigo patrimônio paisagístico da capital. Conta com lagos artificiais e um deles ainda abriga o maior jato de água da América do Sul. Vale a pena conhecer!
7 – Praça do Sol
Já conhece a praça do sol? Assim como os parques que apresentamos acima, é um lugar perfeito para quem gosta de muito espaço verde. É excelente para a prática de skate, patins e bicicleta, representando também uma boa escolha uma boa escolha para quem gosta de passear com seu cãozinho. Por lá, você também encontra muita arte, moda e comida. Sim, tudo isso em um só lugar!
8 – Parque Cascavel
Para quem está nas redondezas do Jardim Atlântico, o Parque Cascavel também é um excelente lugar para se conhecer em Goiânia. Oferece um amplo espaço arborizado, com muito contato com a natureza. Sem contar que ainda possui lago, equipamentos de ginástica, pista para bicicletas, playground e muitos outros recursos.
9 – Jardim Botânico
E aqui temos mais um lugar acolhedor para quem busca por turismo em Goiânia, de preferência, ao ar livre. O Jardim Botânico se concentra em um espaço de muita sombra e verde, ideal para quem é fã de uma boa leitura. Imagine só, sentar na sombra de uma árvore e ler aquele seu livro preferido? Com a vista deslumbrante que o parque oferece, a experiência se torna ainda melhor. Também é ótimo para quem pretende fazer um bom passeio com a família e amigos.
10 – Parque Beija Flor
Para quem está nas proximidades do Setor Jaó, esta é sem dúvida uma boa escolha. O parque é ideal para quem pretende manter o corpo em forma, já que dispõe de um amplo espaço para quem gosta de praticar caminhada ou corrida. Também é legal para um passeio com as crianças ou amigos.
Feiras
1 – Feira Hippie
Quando falamos de feiras em Goiânia, é claro que não poderíamos deixar de começar pela Feira Hippie. É a mais tradicional da capital goiana, sem contar que ainda é conhecida por ser a maior feira ao ar livre do Brasil e de toda a América Latina. Apenas para que você tenha ideia, por ali atuam cerca de 6 mil barraquinhas e o número apenas cresce. É possível encontrar uma grande variedade de produtos com preços baixos, o que costuma atrair sempre um grande público. A feira acontece sempre aos sábados e domingos.
2 – Feira da Lua
A feira é bastante conhecida até mesmo entre os goianienses que nunca tiveram a oportunidade de ir até lá. Isso porque sua fama se espalha na cidade, como uma excelente opção para quem pretende comprar roupas, ou simplesmente desfrutar de bons pratos. Situada na Praça Tamandaré, possui comércios diversos, capazes de atender todos os tipos de gostos. Funciona todos os sábados, desde 1992.
3 – Feira do Sol
E se temos a Feira da Lua, por quais motivos não teríamos a Feira do Sol, não é mesmo? Todos que visitam o local se apaixonam. Para quem busca por novas experiências gastronômicas, este é sem dúvida um lugar que irá agradar, oferecendo preços baixos e acessíveis. Também representa o comércio de artesanato local e outra variedade de produtos. Se localiza em uma das praças que já citamos anteriormente, a Praça do Sol.
4 – Cepal Setor Sul
O local atrai eventos culturais de todas as naturezas, sendo palco de encontros e até mesmo alguns shows. No entanto, o que realmente atrai a população até o local é a feira que acontece por lá durante alguns dias da semana. É uma feira pequena mas de grande variedade, com comidas, bebidas e diversidade de produtos.
5 – Feira do Cerrado
Esta é uma feira de artesanato que todos os goianienses e turistas deveriam conhecer. Possui bordados, comidas típicas, doces e também conta com muita música. É um lugar gostoso e acolhedor, perfeito para quem procura por um pouquinho de paz. Funciona durante as quintas e domingos.
Shoppings
1 – Passeio das Águas Shopping
Um dos mais novos shoppings da cidade e também o maior, já caiu no gosto popular e se tornou um dos mais frequentados. Pessoas vem de longe apenas para fazer compras no local ou passar o dia e desfrutar das opções de lazer que o ambiente oferece. Para os turistas, vale a pena conhecer!
2 – Flamboyant Shopping Center
Se você escutar alguém dizendo que vai no “Flambas”, não se assuste. Este é apenas o apelido carinhoso que o shopping acabou ganhando, depois de conquistar um espacinho no coração do povo goianiense e das redondezas. Com ampla gama de lojas conceituadas e restaurantes populares no mundo inteiro, o ambiente também oferece boas opções de lazer para família e amigos.
3 – Banana Shopping
O Banana é bastante conhecido entre a galera que adora pegar um cinema. Por apresentar um serviço de alta qualidade e com ingressos bem mais em conta, costuma ser a melhor escolha. No entanto, também possui diversas lojas e restaurantes que por sinal, também tem como ponto forte os preços mais acessíveis.
4 – Goiânia Shopping
Situado em uma das regiões mais nobres de Goiânia e ao lado do parque Vaca Brava, é um shopping moderno com diversidade de produtos e serviços, desenvolvidos para todos os gostos.
5 – Shopping Bougainville
Localizado também em uma das regiões mais nobres de Goiânia, tem como foco atingir o público premium. Conta com excelentes opções de lojas para quem adora fazer compras, e também representa uma boa opção para quem é fã de um bom cineminha.
Espaços diversos
1 – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Aberto à diversidade, é um complexo de espaços culturais que recebe pessoas para as mais distintas finalidades. Há quem goste de ir para o lugar no fim de tarde andar de patins, bicicleta ou skate, por exemplo. Mas também vale considerar que o espaço recebe palestras e outros tipos de eventos.
2 – Estádio Serra Dourada
Se você quer um lugar dedicado aos esportes, especialmente ao futebol, o Estádio Serra Dourada é o lugar certo!
3 – Jardim Zoológico de Goiânia
Criado no ano de 1946, abriga mamíferos, pássaros e répteis. Conta ainda com cinco canais, áreas de alimentação e lagos para visitar. É um ótimo lugar para as crianças se divertirem e aprenderem mais sobre educação ambiental.
4 – Museu Memorial do Cerrado
Se você é fã de museus, em Goiânia existem algumas opções. Uma delas é o Museu Memorial do Cerrado, que conta com exposições sobre o cerrado e sua ocupação, dispondo de cenários naturais de plantas, habitações primitivas e réplicas de animais. É o lugar certo para aprender mais sobre nossas raízes!
5 – Museu de Arte de Goiânia
O local é cercado pelo Bosque dos Buritis, permitindo que o visitante tenha uma experiência ainda mais intensa. É um museu de artes plásticas que conta com diferentes peças, agradando aos mais apurados gostos. Ainda dispõe de uma biblioteca, visitas guiadas, salas de exposição e áreas com esculturas.
6 – Mercado Central
Claro, não poderíamos deixar de mencionar o Mercado Central, que é tão popular entre os moradores de Goiânia e de cidades vizinhas. É o mais tradicional da região, acolhendo diversas lojas. Ainda assim, vale destacar a venda de produtos artesanais, que são os que realmente ganham o coração de quem faz uma visita ao local.
7 – Vila Cultural Cora Coralina
Para quem é fã de exposições culturais e artísticas, a Vila Cultural Cora Coralina é uma excelente pedida. Com um espaço acolhedor e bem localizado, justamente no centro de Goiânia, costuma receber eventos que valorizam a diversidade cultural e algumas feirinhas com produtos autorais.
8 – Beco da Codorna
Um espaço completamente diferente e que inspira a arte urbana, esse é o Beco da Codorna. Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma conferida! O espaço é uma verdadeira obra de arte, onde artistas se deixaram levar por suas raízes e fizeram das paredes do ambiente grandes telas de pintura. Regularmente o local recebe alguns eventos e shows que valorizam a cultura local.
9 – Antiga estação Ferroviária de Goiânia
Quando falamos de turismo em Goiânia, é claro que não podemos deixar de mencionar a antiga estação. É realmente um marco para a história local e foi tombado como patrimônio histórico. No entanto, vale considerar que poderia ter mais atenção do poder público, uma vez que a estrutura do local apresenta precariedades. Por lá funcionava a antiga estação ferroviária, onde ainda podemos encontrar a Maria Fumaça. Se não sabe muito bem como chegar ao local, basta se orientar a partir da rodoviária da capital, já que a praça fica ao lado.
10 – Avenida Goiás
E aqui temos mais um pouquinho do que ainda representa a história de nossa cidade. A Avenida Goiás é, sem dúvida, uma das mais movimentas da capital, mas também é uma das mais bonitas. Talvez quem passe por ali todos os dias não repare, mas a composição do ambiente é simplesmente deslumbrante, com o melhor que nossa Art Decó tem para oferecer.