A Secretaria Estadual e Saúde (SES-GO) divulgou neste sábado (1/9) um balanço parcial do segundo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo em Goiás. De acordo com os dados, 94,7% do público-alvo (crianças de 1 a 5 anos) foi vacinado contra poliomelite e 93,46% contra sarampo.
O número de crianças vacinadas corresponde a 345.298 mil contra pólio e 340.775 contra sarampo. O segundo Dia D de vacinação contra poliomelite e sarampo foi realizado em todo o país neste sábado, 1º de setembro, com o objetivo de alcançar um maior número de imunização. Com esta ação, Goiás está entre os dez estados que, proporcionalmente, mais vacinaram contra as doenças.
A Campanha Nacional foi encerrada na última sexta-feira (31/8), mas os estados e municípios que ainda não atingiram a meta de 95% de vacinação foram orientados pelo Ministério da Saúde a darem continuidade na imunização com o segundo Dia D.
Segundo os números parciais informados pelos estados, foram aplicadas, até o 1º de setembro, mais de 19 milhões de doses das duas vacinas, cerca de 9,5 milhões de cada.
Em Goiás, 181 municípios atingiram a cobertura vacinal maior ou igual a 95% para pólio e 177 cidades para sarampo. De acordo com informações da SES-GO, os números ainda podem sofrer alterações, pois alguns municípios ainda não informaram os dados da campanha.
Pólio e sarampo em Goiás
Apesar da confirmação de sarampo em outras cidades, não há registro da doença em Goiás. A última notificação no estado ocorreu em 1999.
A SES-GO informou, no começo deste mês, que não foi confirmado nenhum caso de sarampo em Goiás. Até o momento, foram notificados 40 casos suspeitos, sendo que 32 foram descartados e os outros oito foram investigados.
Em relação à pólio, não há casos desde 1989 no Brasil e a doença é considerada erradicada no país. Entretanto, a existência de notificações da circulação do vírus em três países representa uma ameaça às áreas livres da poliomielite.
No ano de 2017 a cobertura vacinal para a poliomielite em Goiânia foi de 80,5% e de sarampo 80,9%.
Casos de sarampo no Brasil
Foram confirmados no país, até o último dia 28, 1.553 casos de sarampo e 6.975 permanecem em investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas que já computa 1.211 casos e 6.905 em investigação, e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença, sendo que 70 continuam em investigação.
Já em relação a mortes, até o momento, foram confirmados sete mortes por sarampo no Brasil, sendo quatro em Roraima, sendo três em estrangeiros e um em brasileiro, e três no estado do Amazonas, todos brasileiros.