Padre esfaqueado em uma paróquia no setor Jaó por volta das 9h30 celebraria um casamento à tarde. Marcos Reges Valente, de 51 anos, conversava com um vizinho na secretaria quando um homem entrou no local. Ele disse que tinha sido roubado e pediu ajuda. O vizinho que conversa com o padre, então, lhe deu R$ 12 e saiu da paróquia.
O ladrão se aproveitou e deu voz de assalto. “Pediu o notebook e o celular”, conta uma vizinha. “Parece que o padre não encontrava o celular”, complementa. Depois, o homem apontou uma arma para o padre, que tentou se desviar algumas vezes de perfurações mais graves. Mesmo assim, o padre ficou ferido e foi levado para o Cais Vila Nova.
Assustado, foi levada para a casa de uma irmã. A informação foi repassada por um funcionário que não quis dar detalhes do ataque que preocupou fieis da paróquia São Leopoldo Mandic.
A igreja, inaugurada em 1997, é monumental e fica na Praça Padre Zezinho com a Rua J-33, no bairro nobre Jaó.
O assaltante é procurado na região por policiais militares. O assaltante, segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, tem entre 22 e 25 anos. Ele conseguiu levar o notebook do padre.
“Esse homem estava bem vestido, não parecia um ladrão”, complementa a comerciante.
Segundo caso de padre esfaqueado em uma semana
O segundo caso de padre esfaqueado ocorreu no Rio de Janeiro. Élio da Silva Athayde, de 82 anos, se negou a entregar dinheiro a um homem em situação de rua. Um lavador de carros entrou em uma igreja católica e esfaqueou o padre pelas costas na manhã do dia 28 de agosto no Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Testemunhas contaram à imprensa local que o suspeito invadiu o convento, procurou o padre para pedir dinheiro. Ao que o padre avisou que não tinha a quantia, virou-se e foi golpeado com uma facada nas costas. O padre que sofreu a violência, contudo, pensou que o golpe se tratava de um soco, mas as pessoas que estavam na igreja viram sangue e a faca fincada nas costas do religioso.
O Corpo de Bombeiros atenderam a vítima, levou o pároco para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde passou por exames. O padre sofreu perfuração no pulmão e será transferido para uma unidade hospitalar particular.