Agentes prisionais que estavam de plantão na manhã da última sexta-feira (31/8) na Unidade Prisional de Valparaíso, interior de Goiás, evitaram a fuga de presos que planejavam evadir da cadeia por um buraco encontrado na cela. Os agentes aproveitaram que os presos estavam no pátio para banho de sol e, ao realizarem revista da estrutura das celas.
Durante uma revista da estrutura das celas da Unidade Prisional, agentes penitenciários descobriram um buraco camuflado em cela com onze presos, que seria usado para a fuga dos detentos. Foi encontrada também cordas artesanais que seriam utilizadas para escalar muro
De acordo com o diretor da unidade, Eduardo Pegoraro, o setor de Inteligência da unidade já suspeitava que os presos planejavam fugir em breve da unidade. Então, segundo ele, as revistas estruturais foram reforçadas e os agentes conseguiram localizar um buraco já pronto e bem escondido.
Os agentes penitenciários encontraram também diversas cordas artesanais escondidas do lado de fora das celas, que seriam utilizadas pelos detentos para escalarem o muro externo da unidade.
De acordo com o assessor da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Antônio Délio, ao Dia Online, os presos conseguiram fazer o buraco usando pedaços de ferro da estrutura da cela e pedaços de concreto.
O buraco foi encontrada em cela da ala C, onde estavam onze presos. Os reparos foram realizados e foi determinada abertura de procedimentos administrativos para apuração dos fatos.
Veja o vídeo do momento em que os agentes encontram o buraco:
Unidade Prisional de Valparaíso tem histórico de fuga de presos
Em março de 2016, quatro presos detidos na penitenciária de Valparaíso de Goiás conseguiram fugir durante um banho de sol.
Entre eles Mardonio José Alves Carvalho, Marcos Rodrigues Damasceno, Danilo Oliveira Pereira; que cumpriam pena por homicídio e Kevem Costner Ribeiro dos Santos; preso por roubo.
Um outro preso tentou escapar, mas foi capturado pelos agentes penitenciários enquanto tentava escalar o muro do presídio utilizando lençóis como cordas.