Fogo atinge um galpão de Goiânia. O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás combateram, no início da tarde deste sábado (1/9), um princípio de incêndio em uma lavanderia na Vila Romana, na região leste da capital . Foram empenhados nesta ocorrência 15 militares, quatro viaturas de salvamento e combate a incêndio.
No final da ocorrência, foi identificado que 50 metros quadros foram atingidos pelas chamas e 2950 metros da área total foi protegida pela equipe de bombeiros.
Os militares utilizaram técnicas combinadas de resfriamento e ventilação para a retirada do grande volume de fumaça gerado durante o incêndio. A equipe utilizou pelo menos 500 litros de água em toda operação.
Veja imagens da ação dos militares combatendo incêndio em galpão de Goiânia
Incêndios nessa época do ano, em que o tempo fica seco, podem ser evitados. Mas, quando ocorrem, é preciso saber como agir.
Por isso, o Portal Dia Online, em cada notícia que publica separa algumas dicas que podem evitar dores de cabeças piores.
COMO USAR UM EXTINTOR
É extremamente importante tê-los, sobretudo em lojas, empresas e galpões. Eles precisam ficar em locais sinalizados: no piso ou a 1,6 metros do chão.
1. O suporte de parede é um gancho simples: para tirar o extintor, levante-o e puxe para a frente.
2. Mantenha o extintor sempre na posição vertical e confira a compatibilidade dele com o tipo de fogo. Gire a trava para romper o lacre de plástico
3. Depois, puxe esse pino para destravar a alavanca. Aponte a mangueira para o fogo e aperte o gatilho
4. Se o incêndio for em material sólido, como madeira ou tecido, mire o jato na base do fogo. Em líquidos inflamáveis ou equipamento elétrico, use o jato para envolver as chamas.
Existem alguns tipos de extintores. É bom saber diferenciá-los tanto para adquirir como para usá-los.
1. Água pressurizada: Este extintor é indicado para incêndios em materiais sólidos, como madeira ou papel, que queimam na superfície e no interior. A água extingue o fogopor resfriamento e abafamento
2. Conteúdo: Pó químico seco: Usado em líquidos inflamáveis (como gasolina), que queimam só na superfície. Ou em materiais sólidos e equipamentos com energia elétrica.
3. Conteúdo: Gás carbônico (CO2): Para apagar fogo em equipamentos energizados. Também pode ser usado em fogo das classes A e B, mas sem grande eficácia, pois o gás se dispersa rapidamente
4. Pó químico seco: O mais moderno do mercado, indicado para todas as classes de incêndio (A, B ou C), exceto em produtos químicos. É o modelo presente nos carros fabricados a partir de 2010
5. Pó químico: Utilizado em químicos inflamáveis, como alumínio em pó e magnésio. Nesses casos, água ou CO2 causariam reações violentas nas chamas.