A Penitenciária Odenir Guimarães (POG), antiga CEPAIGO, localizada em Aparecida de Goiânia, teve um início de tumulto na manhã desta sexta-feira (31/8). Ao todo, 15 detentos ficaram feridos.
Em nota, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que o tumulto começou quando alguns presos começaram a resistir a uma operação de revista nas celas da POG, e foi controlado com o uso de armas não letais. Carros do Corpo de Bombeiros foram vistos adentrando a penitenciária.
Ainda segundo a DGAP, os detentos que iniciaram a confusão foram autuados em flagrante por desobediência e crime contra a Administração Pública.
Leia na íntegra nota da DGAP sobre o início do tumulto
“A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que na manhã desta sexta-feira (31/8), durante operação de revista estrutural e nas celas, realizada na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, ocorreu um tumulto motivado por presos que não queriam permitir a realização da ação de revista nas celas.
Foi necessário a utilização de armamento menos que letal para controlar a situação.
Quinze presos ficaram feridos. Dois foram levados para unidade hospitalar para suturas. Não há risco de morte ou ferimentos graves.
Os responsáveis pelo tumulto foram autuados em flagrante por desobediência e crime contra a Administração Pública.
Goiânia, 31 de agosto de 2018
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)”