No próximo sábado (1º/9) a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, realiza o segundo Dia D da Vacinação contra a pólio e sarampo. Até agora, dos 246 municípios goianos, somente 47 conseguiram atingir a meta para poliomielite e 44 alcançaram a meta para o sarampo.
O segundo dia D ocorre em todo o país. O objetivo é vacinar o maior número de crianças possíveis. A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomelite e sarampo começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31. No sábado o evento extra de vacinação marca o fim da campanha.
De acordo com informações da SES-GO, até ontem (28/9), foram administradas em Goiás 277.966 doses contra a poliomielite, o que indica uma cobertura vacinal de 76,23%. Já contra o sarampo (tríplice viral) foram aplicadas 274.315 doses, o que representa 75,23% de cobertura.
No estado, o objetivo é imunizar 95% das crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Só na capital, a Prefeitura disponibiliza 66 postos de vacinação. Em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, outros 32 postos fixos, além de sete extras para o dia D. Ao todo, 950 postos de saúde estão disponíveis no estado, além de outros mil postos volantes.
Mobilização contra pólio e sarampo
Segundo o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, na reta final da campanha é fundamental continuar com a mobilização social. O secretario explica ainda que todos os municípios goianos devem se mobilizar e desenvolver estratégias para facilitar o acesso da população à vacinação.
“Essa ação é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do sarampo que já está instalada em algumas unidades da federação e não haja a disseminação da doença para as demais regiões”, reafirma Leonardo.
Casos de pólio e sarampo em Goiás
Desde o início do ano, foram notificados em Goiás cerca de 40 casos suspeitos de sarampo. Os casos invetsigados pela SES-GO foram descartados.
O último caso confirmado da doença em Goiás foi em 1999. Mas ainda assim a Secretaria de Sáude alerta pais e responsáveis para a importância da vacina para as crianças.