Morreu nesta quarta-feira (29/8) o piloto Nehru El-Aouar, de 59 anos, vítima de uma queda de aeronave experimental ocorrida no dia 11 de agosto no Setor Jardim Bela Vista, em Goiânia. O homem estava internado no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
No momento do acidente, três pessoas estavam a bordo sendo uma criança, identificada como Davi Andrade do Amaral, de um ano, que morreu logo após ser levado por terceiros ao Hugol, o pai de Davi, o mecânico Reginaldo Ernane do Amaral e Nehru El-Aouar, que conduzia a avião.
Reginaldo continua internado no Hugol, mas a família não autoriza a divulgação da atualização do estado de saúde.
Acidente com aeronave experimental
O acidente ocorreu na tarde do dia 11 de agosto no Setor Jardim Vista Bela, próximo ao Aeroclube de Goiás. Três pessoas estavam no avião.
A criança morreu no dia da queda e os e dois adultos, foram encaminhados em estado grave, segundo informações do Corpo e Bombeiros, ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Durante o resgate, seis viaturas dos Bombeiros e 18 militares trabalharam na ocorrência.
Aeronave experimental é regular
A aeronave de pequeno porte modelo experimental, que era de propriedade de Nehru, é regular junto aos órgãos competentes.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião de prefixo PU-EFG pertence à categoria experimental, que significa construído de forma amadora e atende a regras diferentes das utilizadas por aviões comerciais.
Em nota, a Anac informou ainda que a aeronave não precisa apresentar certificado de aeronavegabilidade, documento necessário para voar, e Inspeção Anual de Manutenção (IAM), que avalia as condições mecânicas da aeronave.
Um dia após o acidente, no domingo (12/8), uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) deu início a apuração das causas da queda, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB).