A irmã de Natan Silva, de 19 anos, conversava com colegas de trabalho por volta das 7h da manhã desta quarta-feira (29/8) quando ouviu um barulho na usina em Jandaia, a 120 quilômetros de Goiânia. “Era um estouro abafado”, conta Katiucia Silva que trabalha no mesmo turno do irmão.
Katiucia continuou trabalhando sem que ninguém contasse que o irmão dela tivesse morrido em um acidente na empresa Denusa Destilaria Nova União S/A, que deixou pelo menos 15 pessoas machucadas – três feridas gravemente.
O acidente ocorreu no pré-evaporador de uma caldeira em uma destilaria de álcool em Jandaia. Além de Natan, Denusa tem outro irmão empregado na Denusa. “Mas ele trabalha em outro turno”, conta.
“Não sabia o que tinha acontecido direito, parecia um caminhão, caçamba. Continuei trabalhando normalmente, mas depois uma mulher me disse que ouviu no rádio que um tal de Natan tinha morrido. Tinha apenas um Natan lá naquela pré. E era meu irmão”, diz. “Meu irmão era um rapaz calado, mas cheio de vida. Ele veio para o Goiás para trabalhar mesmo”, lembra.
Natan voltava da Bahia – onde morava com o pai – a cada seis meses para trabalhar no período da colheita na usina. Levantava de madrugada às cinco da manhã de segunda a sexta-feira e ganhava um salário mínimo para limpar tubos.
Um funcionário que pediu anonimato conta que Natan e os feridos faziam limpeza sem o monitoramento de um encarregado. A família de um dos jovens feridos ouvida pela reportagem acredita em “estratégia” da empresa ao dizer que um celular foi ligado e teria causado a explosão por causa do local fechado.
Segundo informações do Hospital São Lucas, Natan morreu após dar entrada na unidade em Indiara, cidade limítrofe à Jandaia. O São Lucas tem convênio com a empresa.
A Denusa Destilaria Nova União S/A é a maior empregadora da região. Com atuação desde julho de 1980, faz parte do Grupo empresarial JB Participações. Localizada na Fazenda São Pedro, emprega mais 1.500 empregos diretos durante a safra. Além dos moradores dos municípios de Jandaia, Indiara, Acreuna, como Natam, centenas de pessoas migram de várias partes do Brasil em busca de trabalho na região.
Depois de dizer que vai continuar trabalhando na empresa mesmo após a morte do Irmão, Katiucia Silva suspira: “Agora vamos levar meu irmão para ser enterrado longe do sonho dele. Do sonho de trabalhar.”
Nota oficial da usina em Jandaia
“NOTA DENUSA NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Denusa, Destilaria Nova União S/A, usina localizada em Jandaia, Goiás, lamenta imensamente o acidente ocorrido hoje por volta das 07h00 horas da manhã na sua unidade, quando houve uma explosão no pré-evaporador na indústria. Infelizmente, três pessoas ficaram feridas e o colaborador Natan da Silva, de 19 anos, auxiliar de serviços gerais, faleceu. O socorro foi feito pela própria brigada de combate a incêndios da empresa e as vítimas levadas para Indiara e posteriormente para o Hugol, em Goiânia.
Informamos que a empresa está prestando toda a assistência às vítimas e aos seus familiares.
O equipamento está paralisado aguardando perícia para apurar as causas da explosão.”