Depois que adolescente sobe em viatura da Polícia Militar goiana em Anápolis, em Goiás, posta foto, policiais a procuraram e a encontraram em sua casa com o pai e a mãe. Aos 15 anos, a jovem foi enquadrada no ato infracional equiparado a desacato pelos policiais que se sentiram ofendidos.
O major Geraldo Sírio contou para o Portal Dia Online que a adolescente excluiu a foto em que aparece em cima do capo da viatura sob legenda depreciativa à imagem da corporação. Levada para a delegacia, a adolescente vai responder por ato infracional análogo ao desacato.
“A gente manteve a tipificação que os policiais colocaram, mas não sei qual vai ser o entendimento do juiz. A escrivã contou que até na delegacia a adolescente teve um comportamento debochado”, relata a delegada Kenia Segantini, que responde pela Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) de Anápolis.
“A jovem diminuiu a instituição por ter subido no capô”, comenta o tenente-coronel da Polícia Militar Allan Pereira Cardoso. Para a Polícia Militar, a jovem desrespeitou a corporação por isso mobilizou os policiais militares em prol de buscá-la.
Adolescente sobe em viatura da Polícia Militar
Para encontrar a jovem, foram empenhados policiais inclusive da inteligência. A adolescente percebeu que não havia policiais por perto. Eles haviam entrado na delegacia para registrar um boletim no domingo (26/8). A jovem, no entanto, postou a foto no dia seguinte.
A jovem foi localizada na casa do pai, onde ela e os pais foram levados para a delegacia. Ouvida, ela voltou para casa.
Ato infracional
Trata-se da conduta descrita como crime ou contravenção penal cometida por criança ou adolescente. Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas de proteção previstas no artigo 101; ao adolescente infrator aplicam-se as medidas socioeducativas previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e Adolescente.