Com a meta de imunização abaixo do esperado, a Prefeitura de Goiânia decidiu realizar um segundo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo na capital.
O primeiro Dia D da campanha nacional aconteceu também em um sábado no dia 18 de agosto. Lançada no dia 6 desse mesmo mês, cerca de 58,68% crianças foram vacinadas contra pólio e 57,25% contra sarampo em Goiás, de lá para cá.
Em Goiânia, um total de 19.956 crianças foram imunizadas no primeiro Dia D de vacinação. A meta é vacinar no mínimo 95% da população-alvo. Em Goiás esse número corresponde a 346.364 crianças, das quais 72.230 são da capital.
Segundo Dia D de vacinação
No sábado, 1º de setembro, as salas de vacina da Prefeitura estarão abertas durante todo o dia para receber quem ainda não se vacinou. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) espera atingir a meta de cobertura contra as doenças na cidade com a data.
Até lá, as vacinas estão disponíveis em 66 postos de vacinação da Prefeitura para meninos e meninas com idade entre um ano e menores de cinco anos.
Aos sábados e domingos, a população pode procurar o Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante, localizado no setor Pedro Ludovico.
Para a imunização, é administrada uma dose extra da vacina oral (gotinha) contra a poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses da vacina injetável (VIP) ou até mesmo da VOP. Para a prevenção do sarampo será disponibilizada a vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege também contra a caxumba e a rubéola.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para que pais e responsáveis aproveitem o restante da campanha, que vai até dia 31 de agosto, e o segundo Dia D para proteger as crianças.
O sarampo pode levar à morte e a poliomielite, ou paralisia infantil, deixa sequelas graves.