Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram a tempo à Rua Guanabara, no Jardim Bela, em Aparecida de Goiânia, para salvar um cãozinho acuado no único cômodo que resistiu às chamas que começaram às 10h50 desta quarta-feira (22/8). Os proprietários da residência, um casal de idosos, não estavam no momento.
O fogo consumiu seis cômodos – sala, cozinha, três quartos e um banheiro. Um chevette, estacionado há anos na garagem, ficou destruído.
Para combater o incêndio, 22 bombeiros em 7 viaturas de combate, trabalharam quase 3 horas para acabar com as chamas.
Mais de 12 mil litros de água foram consumidos na tentativa de amenizar os prejuízos à casa simples do casal.
Casa destruída incendiada em Aparecida de Goiânia
Com 25 anos na corporação, o tenente da corporação, Niltomar Alves de Souza, informa que “praticamente todo dia tem ocorrência de incêndio em Goiânia. Nesta época tem muitos casos”.
O tenente esclarece que ainda não é possível identificar as causas do incêndio. “A perícia vai ser feito pelos Bombeiros. Tinha todos os móveis, eletrodomésticos ligados. Alguma coisa recorrente deve ter acontecido.” Como o que? “Perguntamos ao proprietário se ele tinha deixado panela no fogo e ele disse que não.”
Conforme ele, “é preciso fechar o registro de gás ao sair de casa, verificar se não tem eletrodomésticos ligados. É bom evitar adaptadores ligados com vários eletrodomésticos porque pode aquecer e gerar curto-circuito e, evidentemente, incêndio. Estatisticamente, curto-circuíto é a maior causa dos casos de residências e comércios incendiados.”
Primeiros socorros
“Quando ocorrer incêndios, em residências ou comércios, é preciso priorizar as pessoas. Chamar o 193 e tentar apagar o fogo, mas tomando muito cuidado, não entrando nos locais para evitar ficar desacordado por causa da fumaça. No caso de incêndio em comércios, é preciso ter equipamentos de combate, como extintor”, explica.
Também é preciso ressaltar que, em caso de incêndio, saia o mais rápido possível – nada de tentar salvar objetos.
Veja vídeo do trabalho dos bombeiros: