Uma Apple Store em Amsterdã, Holanda, teve que ser evacuada depois que um aparelho iPad explodiu, segundo relatos da imprensa local (via Gizmodo), no último domingo (19/8). Explosão de iPad chocou quem estava próximo do local.
Ninguém ficou ferido, entretanto, os gases e a fumaça liberados pela explosão levaram fizeram com que algumas pessoas tivessem que receber atendimento médico de imediato.
O iPad que explodiu estava conectado à tomada no momento. Logo após o incidente, os funcionários do Genius Bar colocaram o tablet num recipiente com areia. Não houve incêndio ou quaisquer problemas mais graves.
Apple já teve outros casos de produtos que estouraram
A Apple parece ter um histórico de produtos que explodem perto de seus usuários.
Um caso parecido com o do iPad aconteceu em janeiro deste ano, quando a explosão da bateria de um iPhone causou comoção na cidade de Valência, na Espanha. Segundo fontes que estavam no local, o incidente aconteceu dentro de uma Apple Store, na área de reparo de aparelhos.
Após o disparo de um alarme de incêndio e de alguns funcionários terem sentido cheiro de fumaça, os bombeiros foram acionados. Mas, ao chegar lá, os profissionais já encontraram a situação sob controle.
Os funcionários da loja jogaram terra em cima do iPhone para conter o fogo. Em seguida, eles evacuaram o local, que teve todas as suas portas e janelas abertas para a circulação do ar.
Um outro caso aconteceu nos Estados Unidos, em janeiro deste ano, onde um norte-americano Jason afirmou que os fones sem fio AirPods explodiram.
Jason Colon contou a uma emissora de TV local que uma das peças começou a soltar fumaça. Ao tirar o aparelho do ouvido, ele percebeu que o acessório apresentava sinais de explosão.
Colon estava na academia, em uma cidade da Flórida, quando percebeu o problema no fone direito. Ele disse que tirou os acessórios e os posicionou em cima de um equipamento da academia, quando foi procurar ajuda. Após retornar do local, o lado que apresentou a fumaça estava danificado.
Explosão de iPad e de outros produtos é causada por fatores externos, diz Apple
Em 2016, oito casos de iPhone 6 que explodiram foram noticiados. À época, os usuários relataram as explosões foram semelhantes às ocorridas com um Galaxy Note 7, em que o smartphone entrava em combustão por conta conta de um problema na bateria.
Segundo informações da BBC, a Apple afirma que isso “não se trata de um problema generalizado” e que, após conduzir testes de verificação nos dispositivos, concluiu que “não existe motivo para preocupações”. A causa das explosões seriam fatores externos.