O bruxo adolescente mais famoso do mundo, Harry Potter, ganhou um curso de extensão universitária dedicado a quem deseja se aprofundar nos seus mistérios, com perspectiva de análise de gênero literário.
As histórias de Harry Potter, escritas pela inglesa J. K. Rowling, fizeram com que três estudantes de pós-graduação, sob a coordenação de uma das professoras do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP (Universidade de São Paulo), estruturassem o curso “Harry Potter: caminhos interpretativos“.
As aulas são gratuitas para estudantes ou não da USP e acontecem entre os dias 14 de setembro e 19 de outubro. Os pré-requisitos são: ter mais de 18 anos e ter lido os sete livros da série.
Interessados devem fazer a inscrição, que serão abertas dia 20 de agosto, pelo site do Sistema Apolo.
O curso pretende discutir as obras sob as seguintes perspectivas: os personagens-chave de Harry Potter:
Harry Potter: herói romanesco;
Harry Potter: indivíduo em formação; as construções dos masculinos e dos femininos em Harry Potter;
Harry Potter, a crítica literária e a voz do leitor.
Fenômeno mundial literário e cinematográfico
Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. A série literária deu origem a oito filmes de imenso sucesso e recorde de bilheteria.
A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
A história gira em torno da amizade de Harry com Ronald Weasley e Hermione Granger, que acompanham Harry ao longo da saga, e também com o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore, considerado o maior dos bruxos, e seus conflitos com o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende se tornar imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter, a quem ele considera seu maior rival.
Desde o lançamento do primeiro romance, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 26 de junho de 1997, os livros ganharam uma imensa popularidade, aclamação da crítica e foram um sucesso comercial em todo o mundo.
A série também recebeu algumas críticas, incluindo a preocupação com o tom cada vez mais sombrio conforme a história progredia. Até maio de 2015, já haviam sido vendidas 450 milhões de cópias em todo o mundo, tornando a série a best-seller da história, sendo traduzida para 73 idiomas.
Os últimos quatro livros consecutivamente foram considerados os mais vendidos da história, sendo que o último livro vendeu cerca de 11 milhões de cópias nos Estados Unidos nas primeiras 24 horas após o seu lançamento.
A autora, J.K. Rowling, foi a primeira pessoa a ficar bilionária escrevendo livros.
Quantos aos filmes, todos eles se encontram na lista dos 100 filmes de maior bilheteria da história (em dólares e sem ajuste de inflação), sendo Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 o filme da franquia que mais arrecadou nas bilheterias, ocupando o oitavo lugar no ranking mundial.