Considerada a rainha da música soul, a cantora e compositora norte-americana Aretha Franklin morreu hoje (16/8) aos 76 anos de idade em sua casa em Detroit (EUA). A cantora sofria de um câncer em estágio avançado.
Aretha Franklin foi diagnosticada com um agressivo câncer de pâncreas em 2010, e desde então começou a ficar debilitada e a diminir o ritmo de seus shows.
Sua última apresentação solo aconteceu na Filadélfia, em agosto de 2017.
Conheça a trajetória de Aretha Franklin
Aclamada como um ícone da música negra, Aretha foi eleita pela revista especializada Rolling Stone como uma das melhores vocalistas da história da música. Além disso, Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll Hall of Fame, em 3 de janeiro de 1987. Ela chegou a receber os apelidos de “Rainha do Soul” ou “Dama do Soul”.
A cantora gravou seu primeiro disco aos 14 anos na igreja de seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista.
Ao longo de sua carreira, Aretha Franklin recebeu 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto da obra, Foia segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss.
Alguns de seus maiores hits, entre vários, foram “I say a little prayer”, “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman”, “Day Dreaming”, “Jump to It”, “Freeway of Love” e “A Rose Is Still A Rose”.
Aretha Franklin recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1979. O governo do Michigan havia decretado sua voz como um “fenômeno natural”. Em 1991, foi premiada com o Grammy Legend Award por “sua contribuição para a música” e quatro anos depois, recebeu uma medalha do Kennedy Center, uma das mais prestigiadas instituições de arte do país.
Em 2005, o então Presidente George W. Bush condecorou Franklin com a Medalha Presidencial da Liberdade por “seus serviços aos Estados Unidos”. No mesmo ano, a artista foi incluída no UK Music Hall, tornando-se a segunda artista feminina a conseguir tal reconhecimento; (a primeira havia sido Madonna).
Uma artista de grande quilate, Aretha já foi descrita também como “A voz do Movimento dos Direitos Civis”, “a voz da América Negra” e “um símbolo da igualdade racial”.
Em 2011, após recuperar-se de uma cirurgia, Aretha foi homenageada pelas cantoras Christina Aguilera, Florence Welch, Jennifer Hudson, Martina McBride e Yolanda Adams na cerimônia do Grammy Awards.
Ouça um dos maiores hits de Aretha: