A Secretaria de Saúde de Goiás divulgou nesta terça-feira (14/8) um balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo em Goiás. Desde o dia 6, início da campanha, apenas 17% do público-alvo foi vacinado, sendo que 39 municípios goianos apresentam índice de imunização abaixo de 10% contra poliomielite e 38 contra sarampo.
De acordo com os dados foram repassados pelo Ministério da Saúde, desde o dia 6 até às 8h de hoje, a cobertura vacinal contra sarampo aponta 16,55% e 16,92% contra a poliomelite.
O balanço aponta ainda que cinco municípios de Goiás não informaram nenhum dado para cobertura vacinal contra pólio, sendo eles Davinópolis, Monte Alegre, Novo Planalto, Padre Bernardo e Teresina de Goiás, e quatro para sarampo: Monte Alegre, Novo Planalto, Padre Bernardo e Teresina de Goiás.
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo segue no estado e em todo país até o dia 31 de agosto. O dia ‘D’ de vacinação contra essas doenças está marcado para o 18 deste mês.
Em Goiás, o objetivo é imunizar 95% das crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. No total, 364,6 mil crianças devem ser vacinadas no estado.
Só na capital, a Prefeitura disponibiliza 66 postos de vacinação. Em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, outros 32 postos fixos, além de sete extras para o dia D.
Para a imunização, será administrada uma dose extra da vacina oral (gotinha) contra a poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses da vacina injetável (VIP) ou até mesmo da VOP. Para a prevenção do sarampo será disponibilizada a vacina tríplice viral, que além do sarampo, protege também contra a caxumba e a rubéola.
Casos de pólio e sarampo em Goias
Desde o início do ano, foram notificados em Goiás cerca de 40 casos suspeitos de sarampo. No último dia 6, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) negou qualquer confirmação da doença no estado. Do total de notificações, 32 foram descartados e oito continuam sendo investigados.
O último caso confirmado da doença em Goiás foi em 1999. Mas ainda assim a Secretaria de Sáude alerta pais e responsáveis para a importância da vacina para as crianças.
Fonte: Secretaria de Saúde de Goiás
Crédito da imagem: Panorama Farmacêutico