Um incêndio atingiu o Parque Cascavel na noite da última segunda-feira (13/8), no Jardim Atlântico, Goiânia. Os bombeiros foram acionadas para controlar as chamas.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a corporação foi chamada às 21h17 para combater o fogo, que foi extinto em menos de uma hora.
Ainda segundo a Corporação, não se sabe a causa concreta do incêndio no Parque Cascavel. Entretanto, a assessoria declarou que “após uma breve chuva, é comum as pessoas atearem fogo na vegetação e que tal prática deve continuar frequente até o início de outubro”.
Incêndio foi facilitado pelo tempo seco
A baixíssima umidade do ar é um fator que potencializa a ocorrência de incêndios. Conforme o Corpo de Bombeiros de Goiás, já foram registrados mais de 800 incêndios florestais no Estado até o mês de maio deste ano. O número alarmante é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a corporação foi acionada para combater cerca de 660 ocorrências deste tipo.
Confira alguns cuidados que devem ser tomados para evitar queimadas em áreas verdes. Com o tempo seco, qualquer faísca ou cigarro jogado pela janela do carro pode iniciar um incêndio.
- Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não jogue pontas de cigarro pela janela do veículo;
- Ao realizar acampamentos seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto;
- Jogue o lixo nos lugares adequados de descarte. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas;
- Quando for realizar alguma queima controlada para renovação de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o órgão responsável, como o Corpo de Bombeiros.
Veja o vídeo do incêndio no Parque Cascavel:
Fontes: OPopular