O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) advertiu Goiás quanto à baixíssima umidade que vem sendo registrada no Estado. O alerta de emergência veio depois que o índice de umidade chegou a 5% no domingo.
Na tarde do último domingo (12/8), a umidade chegou a 5% em Pires do Rio, no sul do Estado. Simultaneamente, a temperatura era de 30°C.
Em outras cidades, como Jataí e Goiânia, foram registrados índices alarmantes de 7% de umidade.
A continuidade do tempo seco, segundo o Inmet, oferece riscos à saúde, e pode causar dores e cabeça e agravar doenças pulmonares, além de aumentar as chance de incêndios em áreas de mata.
Na última semana chuvas isoladas amenizaram o clima seco por poucos dias. Conforme com o Inmet, isso foi causado por uma frente fria que passou, mas que estava aliada a uma massa de ar frio e seco. Por isso as temperaturas estão mais baixas, mas a umidade baixa.
A previsão é que a situação continue de grande perigo ou de alerta até a tarde de quarta-feira (15/8), quando uma nova frente fria deve chegar ao estado trazendo chuvas em algumas áreas e aumentando a umidade.
Para tentar minimizar os efeitos do tempo seco, é importante beber bastante líquido, além de tomar uma série de precauções.
Alerta de emergência quanto à baixa umidade pede cuidados com a saúde
O tempo seco e baixa umidade do ar podem causar sérios danos para a saúde. Além de dificultarem a dispersão de gases poluentes, que agravam a situação, provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.
Confira uma série de cuidados que devem ser tomados:
- Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
- Beber bastante água, mesmo sem sentir sede. Nas refeições, preferir frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;
- Usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
- Colocar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
- Aproveitar o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas
Fontes: G1, Drauzio Varella