Foi aprovado na última quarta-feira (8/8) pela Câmara Municipal de Goiânia, em segunda votação, o projeto de lei que institui a criação de um hospital veterinário público na capital. O prédio que será destinado ao hospital já foi escolhido.
O projeto, de autoria do vereador Zander Fábio (Patriota), determina a criação da Unidade Ambiental de Saúde e Bem Estar Animal em Goiânia, que vai atender os animaizinhos cujos donos não podem pagar um atendimento particular (que não é muito acessível na capital).
O hospital terá um tipo de “SUS” para os animais, onde o dono do paciente vai dispor de um cartão com seus dados para viabilizar o atendimento, que vai englobar animais domésticos, nativos ou exóticos de todos os tamanhos, que estiverem abandonados ou pertencerem a tutores sem condições financeiras para pagar tratamentos ou ações preventivas, além de animais que forem encaminhados por órgãos públicos ONGs ou protetores.
O hospital veterinário oferecerá, entre outros serviços, atendimento hospitalar (clínico, cirúrgico, reparatório e de internação), atendimento emergencial, atendimento de resgate para vítimas de acidentes, exames laboratoriais e de imagem, vacinação, castração, fisioterapia, atendimento farmacológico e adestramento, para evitar condutas agressivas, além de registro e cadastramento dos animais abandonados.
Segundo o vereador Zander, a existência de um hospital veterinário público é de extrema importância, pois a situação do centro de tratamento de animais em Goiânia é “caótica”, e apenas piora o quadro dos bichos que estão doentes e abandonados. “O centro de zoonose na capital virou um espaço de eutanásia de animais, é algo absurdo!”, afirma.
O vereador, que já se reuniu com o prefeito de Goiânia Iris Rezende para falar sobre o projeto, adianta ao Dia Online que um local já foi escolhido para receber o hospital. O prédio do antigo Centro de Controle de Zoonoses, no Setor Balneário Meia Ponte deverá ser reestruturado e transformado na Unidade Ambiental de Saúde e Bem Estar Animal.
Quanto à verba que vai manter o hospital de animais, Zander garante que todos os recursos vão sair exclusivamente do fundo de multas pagas por infrações e crimes ambientais.