Um projeto de lei proposto na última semana, na Câmara Municipal de Goiânia, proíbe o uso de água limpa e potável para fins de limpeza de calçadas e ruas na capital.
A proposta, de autoria do vereador Romário Policarpo, prevê advertência para o indivíduo que for pego, pela primeira vez, utilizando água limpa para lavar sua calçada e até multa, caso o ato se repita.
Segundo Policarpo, a medida visa evitar o desperdício de água e a preservação ambiental. “Este projeto não tem o intuito de punir o cidadão, muito pelo contrário. O intuito é conscientizar a população e envolver tanto o poder público quanto a sociedade para que o desperdício [de água] não aconteça”, esclarece.
Ainda de acordo com o vereador, a intenção é que o dinheiro arrecadado com as multas seja revertido para campanhas educativas e de conscientização.
O projeto, que foi apresentado na semana passada, seguiu para a Procuradoria da Câmara Municipal, onde será analisado. De lá, deve ir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, só então, vai a plenário para ser aprovado ou arquivado.